Blog do Leonardo Alves - Compromisso com o Leitor!

AURILIVIA BARROS participa do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

A ex- secretária municipal de Saúde de Codó, AURILIVIA BARROS, e que atualmente presta consultoria e assessoria em serviços de saúde, esteve em Belém do Pará entre os dias 25 a 27 de julho no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia participando do 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Este ano, o evento foi marcado pela comemoração dos 30 anos do CONASEMS, com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do país, com o tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”.

O Congresso CONASEMS promoveu o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

O Congresso também contou com a tradicional Feira “Brasil aqui tem SUS”, com stands dos COSEMS e parceiros. Houve dois stands especiais, para os COSEMS da região Norte e da região Nordeste. Também houve exposição do
acervo do sanitarista Gilson Carvalho durante os 3 dias de evento.

“Participar de um evento nessa magnitude é formidável pois temos a oportunidade de renovar nossos conhecimentos quanto aos programas e portarias do governo federal, trocar experiencias com outros municípios e outros estados. Além do contato direto com o ministério da saúde através de sua equipe técnica para resolver pendencias dos municípios. A riqueza de informações que recebemos nesses três dias foi renovadora e não podemos esquecer de todo o debate que envolveu os 30 anos de SUS e as perspectivas para o futuro”, destacou Aurilivia Barros.

 

Categoria: Notícias