Blog do Leonardo Alves - Compromissão com o Leitor!

Codó recebeu exposição itinerante da Casa de Cultura Josué Montello

Com exposição de livros e fotografias, exibição de vídeo documentário e palestras foi encerrada nesta sexta-feira, 27, na cidade de Codó, a Exposição Itinerante do Acervo da Casa de Cultura Josué Montello, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Durante três dias, cerca de 500 estudantes participaram do evento, que também contou com a presença de professores, escritores e comunidade em geral. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a trajetória de um dos mais importantes escritores brasileiros, o maranhense Josué Montello.

A professora Betânia Andrade, que acompanhou um grupo de alunos atendidos pela Associação Pestalozzi de Codó, comemorou a iniciativa. “Foi de grande relevância conhecer a história de Josué Montello, nossos alunos gostaram muito da exposição, ficaram atentos às gravuras, fotos, vídeos e tiveram um grande aprendizado”.

A gestora da escola municipal Estevam Ângelo, Gessy Vera, também ficou feliz com a exposição. “Foi um momento singular poder participar da palestra sobre esse grande escritor maranhense. Trouxemos seis turmas de alunos e acredito que isso nos possibilita desenvolver o gosto pela leitura, valorizando o conhecimento”, disse.

A abertura do evento, no dia 25, contou com a presença do secretário de Educação do Município, Paulo Buzar, da presidente do Histórico e Geográfico de Codó (IHGCodó), Judith Dias Salazar e os membros Elias Araújo, Rosalva Komara, Cândido Souza e Delano Lima. A ação cultural foi realizada na sede do IHGCodó, que fez uma parceria com a Secretaria de Educação para o agendamento das escolas que visitaram a exposição e participaram das palestras.

“Este ano a primeira exposição aconteceu em Pindaré Mirim, agora Codó, e temos solicitaçoes de Alcântara (previsto para maio), Bacabal e Caxias (outubro) e Centro Novo ainda a definir. Todas as demandas nos deixam satisfeitos, é o reconhecimento de que o projeto está dando certo e que os livros de Josué Montello despertam um interesse não só pela história do Maranhão, mas pelo conhecimento universal e da literatura”, afirmou Joseane Souza, diretora da Casa Josué Montello.

O objetivo da mostra é difundir a vida e obra do escritor e despertar o amor pela leitura e escrita. A exposição é composta por painéis com fotografias, recortes de jornal, correspondências e artigos, livros, entre obras do próprio autor e de outros escritores maranhenses, além de um vídeo-documentário.

O projeto Exposição Itinerante do acervo da Casa de Cultura Josué Montello acontece há dez anos promovendo o acesso ao livro e incentivando a prática da leitura por meio de ações culturais voltadas às comunidades. Já atendeu mais de 23 mil crianças e jovens de 27 municípios maranhenses.

Fonte: SECTUR

Categoria: Notícias