Abertas inscrições para o Programa Jovem Senador

Uma das propostas, cria a Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Outra criminaliza a introdução de espécime vegetal exótica no país. A terceira inclui na legislação o princípio do respeito à diversidade no ambiente escolar. Se aprovadas pelos jovens senadores em Plenário, as propostas serão analisadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e, se admitidas, tramitarão como projetos de lei.
À tribuna em discurso, jovem senadora Maria Regina Lima da Silva (MA).
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

As inscrições para o Programa Jovem Senador 2019 estão abertas e seguem até 16 de agosto. Projeto do Senado federal, o programa proporciona vivência parlamentar para alunos do ensino médio da rede pública estadual de 19 anos completos até o dia 31 de dezembro.

Anualmente são selecionados 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para representar seu estado em um mandato de uma semana em Brasília. A seleção é feita por meio de uma redação, que deve ser produzida na escola com a orientação de um professor. O professor orientador da redação vencedora também ganha uma viagem a Brasília para acompanhar a jornada legislativa do seu aluno.

O tema da redação deste ano é “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Em 2018, a estudante Maria Regina Lima da Silva, do Centro Educa Mais Raimundo Araújo, em Chapadinha, foi selecionada Jovem Senadora com a redação “A Constituição Cidadã 30 anos depois”.

A primeira etapa do programa ocorre na escola, a qual receberá um kit contendo todas as informações necessárias para participar do programa. Caso a escola cumpra com os requisitos, mas não receba o kit será possível obter o material diretamente no site do Jovem Senador (www.senado.gov.br/jovemsenador) até o dia 28 de julho.

A escola deverá mobilizar os professores de todos os componentes curriculares, em especial os de Língua Portuguesa, e alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio a participarem do Projeto.

Cada escola selecionará uma redação e a encaminhará junto com a ficha de inscrição à respectiva Unidade Regional de Educação (URE), até o dia 16 de agosto. A URE encaminhará as redações à Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais da Seduc até o dia 23 de agosto, aos cuidados da Supervisão de Políticas Educacionais para Juventudes (Rua dos Pinheiros, nº 15 – São Francisco, CEP: 65076-250, em São Luís). A Seduc irá escolher três redações e enviar ao Senado Federal que, por sua vez, classificará, no dia 11 de outubro, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares nacionais.

 

Juventude do MA