A evasão escolar é um problema complexo e se relacionar com outros importantes temas da pedagogia como formas de avaliação, reprovação escolar, curriculum e disciplinas escolares, considerando os outros índices de evasão. O importante é diagnosticar, detectar o problema e buscar as possíveis soluções, com o intuito de proporcionar o retorno efetivo do aluno à escola.
É necessário pensar, uma vez evadidos da escola para onde vão esses alunos, quem são e quais são os papéis dos autores integrantes desse processo educacional. A evasão escolar faz parte do contexto social e, como tal, sugere análise específica e motivo para reflexão. Muitos são os fatores que são determinantes para a ocorrência dessa problemática em relação à escola não atrativa, autoritária, professores despreparados, ausência de motivação, etc. O aluno desinteressado, falta de perspectivas para o futuro, indisciplinado como problema de saúde, gravidez, etc. Pais e responsáveis desinteresse em relação ao destino dos filhos.
Como se vê, os desafios são muitos e os outros índices de evasão tornam o sistema escolar em um caminho lento e tortuoso para os alunos. Ninguém compreende a profundidade do drama alheio se não senti- lo na própria pele, mesmo que superficialmente. Por isso, é importante aproximar-se do processo e sentir na prática os efeitos das condições às quais estamos subordinados.
Cabe, portanto, uma reflexão sobre o tema de forma a ser tratado não apenas com problema da educação, mais como um ponto de debate para efetivação das políticas públicas.