As Escolas públicas de Codó sofrem um grande transtorno em questão da conservação do patrimônio público devido aos alunos não terem conscientização suficiente sobre conservar esses patrimônios para o uso abundante, não só deles, como de futuros estudantes que surgem após anos e anos. E com isso é necessário que haja uma conservação desse patrimônio para utilização de forma adequada contribuindo com os gastos que serão necessários quando não há uma conversão decente.
É necessário informação para esses alunos sobre os gastos e o mantimento desses patrimônios, que os alunos saibam o que é de responsabilidade da escola e do governo e o fator importante sobre essa conservação nas gerações futuras, para promover um espaço educativo apropriado e compromisso com os alunos.
A escola como patrimônio público deve ser segura e preservada que visa um ambiente adequado para a educação dos alunos nessas escolas. A participação dos alunos é necessária para o convívio entre diferentes fatores e, um deles aprendem a valorizar a ter consciência do que ocorre quando um desses patrimônios são destruídos.
A conservação do patrimônio escolar é sempre uma meta a ser seguida em constante anos letivos, pois a cada ano surgem novos alunos e uma ação, um projeto a cada ano é necessário para a adaptação de que esses alunos se conscientizem de que é importante preservar esses bens públicos.