A UFMA vive um grande impasse estudantil e político nos dias atuais, começando pelo fato de ter dois grupos de estudantes, que reclamam pra si o mérito de ser os verdadeiros dirigentes do corpo estudantil da Universidade Federal, no caso o “DCE – Diretório Central dos Estudantes”, órgão máximo e organizacional dos estudantes.
Um grupo que é liderado pelo estudante Rafhael Braga, estudante de engenharia química, que faz parte da UJS, entidade juvenil de base do (PC do B), com isso é apoiada e apoiadora do governo comunista.
O outro grupo é liderado pelo estudante de oceonagrafia, Marcony Edson, que mesmo sem filiação partidária tem fortes correntes ligadas a ex-governadora Roseana Sarney, inclusive o estudante faz parte de um grupo chamado de “Juventude Guerreira”, que nas eleições anteriores foram de suma importância para o êxito da corrida governamental.
A grande questão está nesse impasse, de um lado temos o Raphael que assina e reúne com secretários de governos tanto do âmbito municipal como estadual, como diretor geral do DCE e do outro lado temos o Marcony que afirma que é o verdadeiro titular do DIRETÓRIO, sendo legitimado e eleito em assembléia por uma boa parte dos estudantes da UFMA.
Reunião feita com o secretário da SMTT Canindé Barros pelo estudante Rafhael Braga |
Reuniao feita com a candidata a governadora Roseana Sarney pelo estudante Marcony Edson |
A magnífica reitora Nair Portela, segue apoiando o grupo ligado ao governo comunista, enquanto o outro grupo faz atividades estudantis em nome do DCE, sem estrutura ou apoio por parte da reitoria, expondo assim que há preferências e políticas externas muito forte dentro da instituição citada.
Em tempo: Teremos uma segunda matéria sobre esses impasse que vive atualmente a UFMA…
Fonte: Filipe Mota