Após a conclusão dos estudos de viabilidade técnica e preliminar, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura autorizou, no último dia 15, o processo de abertura de licitação para a contratação dos serviços para a elaboração do projeto básico do novo Aeroporto de Balsas. O processo será conduzido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
As obras do novo aeroporto são de iniciativa do senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Ele será construído às margens da BR-230, em uma área que fica 17 km de distância do centro do Balsas. Desde 2015, o congressista tem atuado na Esplanada dos Ministérios para priorizar os recursos para a construção. No fim do ano passado, o parlamentar conseguiu viabilizar R$ 2,4 milhões para serem aplicados na fase de licitação.
De acordo com o senador, a obra está orçada em R$ 90 milhões e será composta por um moderno e avançado terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pista de pouso e decolagem, seção contra incêndio, pista de táxi, dentre outros equipamentos para melhor acomodar os usuários e passageiros. Dessa forma, aeronaves de grande porte terão condições de pousar e decolar no Balsas. Atualmente, somente São Luís e Imperatriz recebem voos de grandes companhias aéreas.
“É uma obra importante, pois fomenta o desenvolvimento econômico do Maranhão do Sul e, consequentemente, de toda a região do Matopiba”, afirmou Roberto Rocha.
O senador ressaltou, ainda, que o novo aeroporto vai impulsionar atividade turística da região, sobretudo, do complexo da Chapada das Mesas.
“As cidades de Riachão e Carolina, que ficam próximas, serão as principais beneficiadas. Outros municípios como Pastos Bons, São João dos Patos e outros também serão contemplados com esse importante investimento do Governo Federal”, completou.
As próximas fases do novo aeroporto serão o lançamento do edital, que deverá ser publicado no mês de junho. Em seguida, vem a emissão da ordem de serviço para a elaboração do projeto.