RESULTADO: Após denúncia aqui neste blog, Agentes de Endemias aparecem no Bairro Santo Antonio


Após denúncia feita por moradores aqui neste blog, onde denunciaram ausência de Agente de Endemias e Agentes de Saúde, encontramos hoje (21), por volta das 09:horas da manhã, podemos encontrar agentes de Endemias no Bairro Santo Antonio, realizando visitas. Ainda não encontramos os agentes de saúde, nas ruas que foi feita a reclamação e denúncia. Moradores aguardam pelos ACS.

O trabalho realizado pelos Agentes de Endemias  são de suma importância para a tentativa da erradicação de doenças. São esses os agentes responsáveis por contribuir para a construção de uma Codó mais saudável, são  profissionais importantes no processo de prevenção à doenças principalmente ao agravo da DENGUE. São 76 profissionais de Endemias em Codó, segundo a Diretora Karen Cruz, diretora de vigilância epidemiológica.

Sabemos também que nos últimos anos Codó cresceu com os residenciais e outros bairros e percebe- se que ainda precisamos de mais Agentes de Endemias e Agentes de Saúde para atender a demanda, ou seja, em nosso município é necessário a realização de concurso público para esta área.

Codó enfrentando a Evasão Escolar

    A evasão escolar é um problema complexo e se relacionar com outros importantes temas da pedagogia como formas de avaliação, reprovação escolar, curriculum e disciplinas escolares, considerando os outros índices de evasão. O importante é diagnosticar, detectar o problema e buscar as possíveis soluções, com o intuito de proporcionar o retorno efetivo do aluno à escola.

É necessário pensar, uma vez evadidos da escola para onde vão esses alunos, quem são e quais são os papéis dos autores integrantes desse processo educacional. A evasão escolar faz parte do contexto social e, como tal, sugere análise específica e motivo para reflexão. Muitos são os fatores que são determinantes para a ocorrência dessa problemática em relação à escola não atrativa, autoritária, professores despreparados, ausência de motivação, etc. O aluno desinteressado, falta de perspectivas para o futuro, indisciplinado como problema de saúde, gravidez, etc. Pais e  responsáveis desinteresse em relação ao destino dos filhos.

Como se vê, os desafios são muitos e os outros índices de evasão tornam o sistema escolar em um caminho lento e tortuoso para os alunos. Ninguém compreende a profundidade do drama alheio se não senti- lo na própria pele, mesmo que superficialmente. Por isso, é importante aproximar-se do processo e sentir na prática os efeitos das condições às quais estamos subordinados.
Cabe, portanto, uma reflexão sobre o tema de forma a ser tratado não apenas com problema da educação, mais como um ponto de debate para efetivação das políticas públicas.

Codó precisa URGENTEMENTE de um Programa ou Projeto de Educação em Diabetes


A prevenção, o monitoramento  e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes melitus, é uma das prioridades do Ministério da Saúde. Já foram distribuídos no Brasil, 12 tipos de medicamentos gratuitamente de diabetes, por meio do Programa Saúde não tem preço. Precisa- se conscientizar para tratar. É necessário promover orientações fundamentais sobre a prevenção das complicações da doença, por meio de oficinas, um programa ou Projeto muito bom e importante é um desafio constante, uma vez que mudar o comportamento do ser humano é um desafio, principalmente em adultos. Com o objetivo de chamar atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes, realizando ciclo de capacitações educativas de promoção de saúde, prevenção de diabetes, trabalhando o papel da família no apoio ao paciente, fracionamento de refeições, embora a doença não tem cura, o controle da glicemia vai permitir que o diabético tenha uma vida perfeitamente saudável, a prevenção e O CONTROLE CORRETO DE DIABETES PRECISAM DE DISCIPLINA. O paciente deve seguir pontos importantes.

O Brasil está no 4° lugar no ranking mundial de países com os maiores índices da doença. É hora dos município dar o primeiro passo. Um dos principais objetivos específicos a serem alcançados pelas pessoas submetidas aos processos de educação em diabetes é compreender a ação dos medicamentos e da insulina, monitorar a glicemia e manter equilíbrio emocional para conviver com o diabetes.

O EDUCADOR EM DIABETES DEVE MANTER O FOCO NO PACIENTE

A capacitação desses profissionais requer muito mais que conhecimento técnico da doença. É preciso estimular a atualização constante desse conhecimento de habilidades para lidar com os diferentes tipos de pacientes, e em seus hábitos de vida, necessidades e dificuldades.

Instrutores sem treinamento não conseguem bons resultados na mudança de comportamento dos pacientes. Daí a importância da atualização constante dos profissionais em estratégias de educação em diabetes e em intervenções comportamentais além da sua qualificação básica. A equipe é o resultado da soma das características de cada um dos seus membros e sua interação é o processo fator determinante para o sucesso ou insucesso das suas intervenções.

Aniversariante do dia – Professor Valdemir Guimarães

Professor Valdemir Guimarães

Quem está completando mais um ano de vida hoje (20), é o Professor Valdemir Guimarães, que é atualmente Gestor Escolar Adjunto do CEJA Lúcia Bayma, que educa os estudantes codoense e presta relevantes serviços para educação de nosso município.

Os seus ensinamentos são muito além de conteúdos do currículo. Você tem aprendizados importantes para a vida. A sua missão vai muito além da missão de um professor, você é um verdadeiro Mestre. Você sabe despertar a nossa admiração de um modo único, e se tornou uma inspiração para nós da classe estudantil.

PARABÉNS. FELIZ ANIVERSÁRIO

IBGE tem novo Processo Seletivo autorizado com mais de 26 mil vagas

Profissionais serão contratados por um ano, com possibilidade de prorrogação

Nesta sexta-feira, 17, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, divulgou no Diário Oficial da União, a autorização de um novo Processo Seletivo para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O objetivo é contratar mais de 26 mil profissionais para realizar o Censo Agropecuário de 2017.

Serão preenchidas vagas nos cargos de Analista Censitário – AC (266), Agente Censitário Regional – ACR (375), Agente Censitário Administrativo – ACA (381), Agente Censitário Municipal – ACM (1.285), Agente Censitário Supervisor – ACS (4.946), Agente Censitário de informativa – ACI (174), e Recenseador (19.013).

Cabe ao IBGE definir a remuneração dos novos servidores, que serão contratados por até um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos.

A portaria de autorização que já está disponível para consulta começa a valer a partir da data de publicação.