POR DR. JOSÉ VIEIRA – Você é Dr. Bumbum?

O crime cometido pelo médico Denis Cesar Barros Furtado, o ‘Dr. Bumbum’, está sendo muito abordado pela mídia e vem revoltando muitas pessoas, e também muitos profissionais da área da saúde . Mas você, profissional, você é um “Dr bumbum?” Você já parou pra pensar nisso?

“Dr Bumbum” está sendo investigado pela morte de uma paciente, por realizar um procedimento estético dentro de uma cobertura num prédio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Isso nos faz pensar como os profissionais estão tratando a própria profissão. O médico não tinha registro de conselho para atuar no Rio, mas usava principalmente as redes sociais para atrair suas pacientes prometendo sempre bons resultados. Tudo fora da ética que exigia seu conselho.

Então, você profissional, é um Dr bumbum? Sou fisioterapeuta e vejo vários profissionais cometendo deslizes quanto a ética profissional na minha área, utilizando das propagandas para a auto promoção de forma, muitas vezes, errada. Como o próprio código de ética afirma é vedado ao fisioterapeuta prometer terapia infalível, secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada, ou inserir em anúncio profissional imagens, inclusive na internet, de pacientes, inclusive, contendo o antes e depois ao tratamento realizado, bem como expor em seu local de atendimento, nome, endereço, ou qualquer outra referência que possibilite a sua identificação, com a autorização formal prévia de cliente/paciente/usuário ou do responsável legal. Esses são geralmente o que mais se encontra pela internet.

Da mesma forma vivo com preços de uma concorrência desleal, que nada acata ao RNPF, no qual veio justamente para valorizar a profissão e transformar a concorrência numa coisa justa, visto que ela deveria ser feita pela competência profissional, não somente por valores de pacotes. Além de profissionais que se vendem como especialistas nas áreas de maior procura nos dias de hoje, sem ao menos ter passado por um curso de formação, ou simplesmente não possuir uma formação continuada, que é obrigação do fisioterapeuta.

Então profissional, não seja um “Dr Bumbum” velado, não se revolte apenas para parecer ético, ao invés disso, seja ético. Respeite seu código de ética e valorize sua profissão.

José Vieira da Silva Neto
Fisioterapeuta