SEGUE CONDENADO: Candidatura de Francisco Nagib é incerta e depende de deliberação do Plenário do Tribunal de Contas da União

Francisco Nagib ao lado de Raimundo Leonel em entrevista à FCTV

A possível candidatura à reeleição do deputado estadual Francisco Nagib permanece incerta. O parlamentar teve o nome incluído em lista de inelegíveis em razão de apontamentos relacionados à falta de prestação de contas do Programa de Educação Infantil – Novos Estabelecimentos, o que pode comprometer seus planos eleitorais, conforme informou o Blog do Leonardo Alves em matérias anteriores.

Diante da situação, Nagib ingressou com recurso administrativo junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), apresentando documentação e alegando que as irregularidades que resultaram na condenação não seriam de sua responsabilidade.

Em entrevista concedida à FC TV ao lado do vereador Raimundo Leonel Magalhães, o deputado culpou o ex-prefeito Dr. Zé Francisco por sua inelegibilidade expressando tristeza após ter recurso rejeitado. O TCU em decisões anteriores, afirmou que ele foi notificado para apresentar defesa, mas ficou em silêncio, configurando revelia e aplicou multa ao ex-prefeito de Codó.

Nesta segunda-feira (16/02/2026), o Blog do Leonardo Alves acessou o processo que trata da falta de prestação de contas do Programa de Educação Infantil – Novos Estabelecimentos, referente ao período em que Nagib atuava como gestor da Prefeitura de Codó. Conforme consta nos autos, em decisão datada de 12 de novembro de 2025, o relator do processo, Antônio Anastasia, entendeu que houve ilegalidades na prestação de contas, manifestando-se pela responsabilização antecipada, com aplicação de multa ao ex- gestor.

Na decisão, o relator acolheu a proposta uniforme da área técnica de recursos e do Ministério Público junto ao TCU (MPCU) e determinou o retorno do processo para deliberação pelo plenário, em caráter de julgamento ad hoc, ficando a situação definitivamente condicionada à apreciação colegiada dos ministros.

Diante desse cenário, a candidatura de Francisco Nagib é considerada incerta. A confirmação de seu nome — seja como pré-candidato ou candidato à reeleição — dependerá do julgamento final do plenário do TCU e da publicação de uma nova lista de inelegíveis, que poderá manter ou retirar o parlamentar da lista do rol.

Até que o Tribunal conclua a análise e publique decisão definitiva, o futuro eleitoral do deputado segue incerto.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos HTML :

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>