Mais uma vez, desembargadores do Tribunal de Justiça decidem por unanimidade a favor de Leonardo Alves e mantém Raimundo Magalhães condenado a pagar despesas de processo

Blogueiro Leonardo Alves e vereador Raimundo Leonel Magalhães

Mais uma vez, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decidiu favoravelmente ao blogueiro Leonardo Alves. Em julgamento unânime, a Quinta Câmara de Direito Privado negou recurso apresentado pelo vereador Raimundo Leonel Magalhães Araújo Filho e manteve integralmente a sentença que julgou improcedente a ação de indenização por danos morais movida contra o jornalista.

A decisão foi proferida pelos desembargadores Paulo Velten, relator do processo, Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro e Tyrone José Silva. O colegiado entendeu que as matérias questionadas tratavam de fatos de interesse público relacionados à atuação política do vereador e estavam amparadas pela liberdade de expressão e pela liberdade de imprensa garantidas pela Constituição Federal.

Ao analisar o recurso, os desembargadores concluíram que não houve intenção de caluniar ou difamar o autor da ação. Segundo o acórdão, as publicações estavam inseridas no contexto do debate público e da fiscalização da atuação de agentes políticos, não configurando ato ilícito capaz de gerar indenização por danos morais.

Com a decisão, foi mantida a derrota de Raimundo Magalhães no processo. Além de ter o recurso rejeitado, o vereador continuará obrigado a arcar com os custos da derrota judicial, incluindo o pagamento dos honorários dos advogados da parte vencedora, fixados em 20% sobre o valor da ação.

No voto, o relator destacou que a Constituição assegura a livre manifestação do pensamento e o direito à informação, especialmente quando se trata de temas de interesse coletivo. O acórdão também reforça o entendimento de que agentes políticos estão sujeitos ao escrutínio público em razão das funções que exercem.

Por unanimidade, a Quinta Câmara de Direito Privado reafirmou a tese de que a divulgação de matérias jornalísticas sobre fatos de interesse público relacionados à atuação de agentes políticos, sem intenção de caluniar ou difamar, constitui exercício regular da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa, não gerando obrigação de indenizar.

A nova decisão publicada no dia 08/06/2026, ás 23:20 pelo desembargador  Paulo Velten representa mais uma vitória judicial de Leonardo Alves e reforça o entendimento do Tribunal de Justiça do Maranhão em defesa da liberdade de imprensa e do direito da sociedade à informação.

Confira a decisão: 0805178-33.2023.8.10.0034_54335220

ENTRE SAPATOS E PANELAS: Impacto Calçados de São Mateus vence licitação milionária para fornecer utensílios de cozinhas à Prefeitura de Codó

A Prefeitura de Codó homologou o resultado do Pregão Eletrônico SRP nº 026/2026, destinado ao registro de preços para futura e eventual aquisição de utensílios de cozinha que serão utilizados pela Rede Municipal de Ensino e demais secretarias do município.

De acordo com o aviso de adjudicação e homologação publicado pela administração municipal, a empresa vencedora foi a IMPACTO CALÇADOS LTDA, inscrita no CNPJ nº 05.025.265/0001-68, com proposta no valor total de R$ 1.117.436,64.

Conforme os dados cadastrais da empresa, a IMPACTO CALÇADOS LTDA está localizada na Avenida Antônio Pereira Aragão, nº 1117, Centro, no município de São Mateus do Maranhão.

O objeto da licitação prevê a aquisição de utensílios de cozinha para atender demandas da rede municipal de ensino e de outras secretarias da administração pública.

Outro detalhe que chama atenção é que a empresa possui razão social vinculada ao segmento de calçados. No entanto, a legislação brasileira permite que empresas participem de processos licitatórios em diferentes áreas, desde que atendam às exigências estabelecidas no edital e apresentem a documentação necessária para habilitação.

A homologação foi realizada com fundamento na Lei Federal nº 14.133/2021, que regulamenta as licitações e contratos administrativos no país. O ato foi assinado em Codó no dia 10 de junho de 2026.

O Blog do Leonardo Alves também constatou, por meio das redes sociais da empresa de São Mateus do Maranhão, a presença do mesmo empresário que administra a Impacto Calçados em Codó. Em publicações do perfil, a unidade é apresentada como “Loja 5”, reforçando a ligação entre os estabelecimentos e indicando que fazem parte do mesmo grupo empresarial.

“Teu lugar não é em Câmara dos Deputados”: Após anunciar pré-candidatura a deputada federal, cantora gospel Vanilda Bordieri expõe comentário de blogueiro maranhense

A cantora gospel Vanilda Bordieri utilizou suas redes sociais para destacar um comentário recebido após anunciar sua pré-candidatura a deputada federal pelo PSDB, em São Paulo.

A manifestação partiu de um blogueiro maranhense de Barra do Corda, que atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Comunicação do município. Ao comentar a publicação da cantora, ele questionou sua participação na política e afirmou que ela não teria sucesso em uma eventual disputa eleitoral.

Minha querida cantora. Não entre nisso! Teu ministério é no louvor e não em política. Só para vc ter uma certeza de que Deus não está nisso, você não terá sucesso nesta candidatura. Anota! Quando for tomar uma decisão dessa, faça primeiro uma prova com Deus. Prova na qual o sinal seja como a resposta real de Deus. Teu lugar não é em Câmara dos Deputados“, escreveu.

Posteriormente, Vanilda Bordieri compartilhou o comentário em seus stories do Instagram e respondeu com a seguinte mensagem:

Quando você se levantar eles tbm se levantarão,”

Entre os diversos comentários publicados na postagem, a cantora escolheu justamente a mensagem do blogueiro maranhense para destacar em suas redes sociais.

O conteúdo da mensagem vai além de uma simples discordância política. Ao afirmar que o lugar de Vanilda seria apenas no ministério de louvor e não na política, o comentário levanta uma reflexão sobre a participação de cristãos e lideranças evangélicas nos espaços de representação política.

Atualmente, o Brasil possui centenas de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e senadores que professam a fé evangélica e exercem normalmente suas atividades parlamentares. Nesse contexto, a afirmação de que uma cantora gospel deveria permanecer exclusivamente em seu ministério religioso acaba chamando atenção por sugerir uma separação entre fé e atuação política que não é aplicada da mesma forma a diversos outros representantes públicos.

Outro ponto que se destaca é o fato de o comentário não questionar propostas, ideias ou posicionamentos políticos da cantora, mas sim sua decisão de ingressar na vida pública por ser uma personalidade conhecida do meio evangélico.

Reconhecida nacionalmente por sua trajetória na música gospel, Vanilda Bordieri construiu uma carreira de décadas no segmento cristão e reúne milhares de admiradores em todo o país. Ao compartilhar a mensagem recebida, a cantora trouxe à tona uma discussão: o direito de líderes religiosos, artistas cristãos e cidadãos evangélicos participarem da política partidária sem que sua fé seja utilizada como argumento para desencorajar essa participação.

APOIOS CRUZADOS: Após declarar apoio a Orleans Brandão, grupo de Chiquinho Oliveira recebe Othelino Neto e amplia desconfiança sobre alianças políticas

O deputado estadual Othelino Neto, esposo da senadora Ana Paula Lobato, que assumiu a vaga no Senado após a saída de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), esteve em Codó nesta quarta-feira (10) para um encontro com lideranças e integrantes do grupo político liderado pelo prefeito Chiquinho Oliveira e pelo ex-prefeito e atual deputado estadual Francisco Nagib.

A reunião ocorre poucos meses após Nagib e seus aliados declararem apoio ao projeto político do governador Carlos Brandão e à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão, movimento que marcou uma reaproximação do grupo com o Palácio dos Leões.

O encontro com Othelino Neto, considerado um dos mais firmes opositores de Carlos Brandão na Assembleia Legislativa, aumenta a desconfiança sobre os rumos políticos adotados pelo grupo político codoense liderado pelo prefeito Chiquinho Oliveira.

Pessoas que participaram da reunião informaram que o prefeito Chiquinho Oliveira defende apoio político ao projeto eleitoral de Othelino Neto, que pretende disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026.

A movimentação também gera interpretações no meio político porque o grupo já declarou apoio à pré-candidatura à reeleição do deputado federal Juscelino Filho.

A agenda com Othelino acontece justamente após a reaproximação de Francisco Nagib com o grupo do governador Carlos Brandão, circunstância que tem alimentado dúvidas e desconfianças sobre os próximos movimentos políticos do grupo liderado por Chiquinho Oliveira e Francisco Nagib.

Orleans intensifica articulações no Médio Mearim durante encontro com lideranças em Peritoró*

Em uma nova rodada de diálogos pelo Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, intensificou a articulação política durante encontros com lideranças do Médio Mearim, neste sábado (6). No início da tarde, em Peritoró, ele se reuniu com Sandro Montenegro e aliados, dando continuidade à série de encontros que vem realizando na região. A reunião contou também com a presença do prefeito da cidade, Dr. Júnior.

“Fico muito feliz em ver que, a cada encontro, mais lideranças e mais maranhenses acreditam no nosso projeto político e passam a caminhar ao nosso lado. Isso demonstra que as pessoas confiam nos nossos propósitos, reconhecem o trabalho que fizemos na Secretaria de Assuntos Municipalistas e veem que o Maranhão avançou muito nos últimos anos, mas que pode avançar ainda mais. Receber adesões e manifestações de apoio como essa nos dá ainda mais responsabilidade e motivação para seguir trabalhando pelo Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.

A agenda integra a mobilização que antecede o grande ato do movimento ‘Por Todo Maranhão’, que acontece na noite deste sábado em Peritoró.

Reconhecido por sua atuação política e por sua influência no cenário local, Sandro Montenegro recebeu Orleans ao lado de apoiadores, em um encontro no qual conversaram sobre o fortalecimento político do grupo e propostas para o desenvolvimento de Peritoró e dos demais municípios do Médio Mearim.

“Uma honra muito grande recebê-lo em nossa casa. Eu apoio a pré-candidatura de Orleans Brandão porque conheço a sua índole como ser humano, assim como a sua capacidade de gestão. E eu não tenho dívidas de que ele sempre estará próximo dos maranhenses e fará um grande trabalho em nosso estado”, disse Sandro Montenegro.

O prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, destacou a importância do apoio de Sandro Montenegro à pré-candidatura de Orleans. “Ele é uma grande liderança em nosso município e sua adesão demonstra que estamos ampliando cada vez mais essa corrente de apoio e que vamos caminhar juntos, unidos e determinados até a vitória”, disse o prefeito.

Os encontros têm servido para ouvir demandas locais, ampliar o diálogo com as lideranças, discutir novos projetos para os municípios e conversar com as pessoas, como Daniele Monteiro, que fez uso da palavra na reunião.

“Nós acreditamos no potencial dele porque temos trabalho concretizado aqui.

Sabemos que ele fará toda a diferença porque é jovem e por sua disposição de querer fazer ainda mais pelo Maranhão”, disse.