André Mendonça ordena transferência de Daniel Vorcaro para a Papudinha

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, para o 19º Batalhão da Polícia Militar em Brasília, conhecido como Papudinha. Vorcaro estava na Superintendência da Polícia Federal na capital federal enquanto negociava um acordo de delação premiada.

Depois que a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR) recusaram duas propostas da defesa de colaboração, Mendonça decidiu transferir Vorcaro para o sistema prisional.

Mendonça negou o pedido da defesa para permitir que Vorcaro fosse para a prisão domiciliar. O ministro concordou com o alerta da PF no sentido que o suspeito deve continuar em prisão preventiva, porque haveria “riscos de interferência na colheita de provas, de continuidade de práticas voltadas à dissimulação patrimonial e de comprometimento da efetividade da persecução penal”.

Na decisão, o ministro considerou que a permanência de Vorcaro na Superintendência da PF ou na Penitenciária da Papuda seria inadequada. “Ainda que a manutenção do custodiado na sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília não seja a mais adequada, tampouco o seria a alocação do custodiado em cela comum do sistema prisional”, escreveu.

Segundo Mendonça, “as circunstâncias dos autos evidenciam risco concreto à integridade física do requerente, decorrente da elevada exposição pública do caso, da natureza dos fatos apurados e da sua condição pessoal. Trata-se de conjuntura que impõe ao Estado o dever de adotar providências concretas para prevenir ameaça à sua vida, segurança e integridade física”.

O ministro ainda ressaltou a importância da equipe da Papudinha impedir o contato do preso com outros investigados no caso Master. O ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, está no mesmo estabelecimento.

“Considerando a presença de outro investigado na Operação Compliance Zero nas mesmas instalações, impõe-se a adoção das providências administrativas necessárias para assegurar a absoluta incomunicabilidade entre o referido investigado e o requerente, com vistas à preservação da higidez e efetividade das investigações em curso”, anotou.

Estadão Conteúdo

Flávio Bolsonaro pede apoio de Michele: “Posso contar com você”?

Em busca de estancar a crise política, o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicou nesta quinta-feira (25) um novo pedido de desculpas, desta vez por vídeo, no qual pede apoio à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na gravação, o parlamentar reforça o convite para que ela participe de uma reunião do PL na próxima quarta-feira (1º) e faz um apelo por união ao perguntar: “Posso contar com você?”.

“O convite segue de pé, e o coração segue aberto, Michelle, porque a gente tem que focar no nosso Brasil e a gente tem que resgatar o nosso país. Sozinho é muito mais difícil. Preciso de todo mundo junto comigo”, afirmou.

No vídeo, Flávio também reproduz a mensagem publicada, em texto, na noite de quarta-feira (24), na rede social X (antigo Twitter), afirmando novamente que não teve a intenção de ofender Michelle e pedindo desculpas caso tenha causado esse efeito.

Neste sentido, o senador evoca os 16 anos de casamento com sua atual esposa, diz que nunca “humilhou” uma mulher e elogia a atuação da ex-primeira-dama à frente do PL Mulher.

Ele também destaca o cuidado dela com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu pai, e afirma compreender sua angústia diante da situação enfrentada pela família.

Flávio ainda procurou minimizar as divergências internas, afirmando que todos compartilham o mesmo objetivo político. Segundo ele, diferenças sobre a estratégia para as eleições não representam divergências de princípios.

As declarações foram uma resposta ao vídeo divulgado por Michelle na quarta-feira (24). Na gravação, a ex-primeira-dama afirmou ter sido desrespeitada e humilhada por Flávio durante uma ligação telefônica, em meio a divergências sobre acordos políticos para as eleições de 2026. Segundo ela, o senador chegou a pedir que se mantivesse afastada das decisões do partido.

A crise na família Bolsonaro tem como pano de fundo as articulações do PL no Ceará. O principal ponto de atrito é a possibilidade de uma aliança com Ciro Gomes (PSDB), defendida por integrantes do partido no estado. Michelle se opõe ao acordo e argumenta que o ex-ministro fez ataques e insultos graves contra Jair Bolsonaro e sua família.

Outro foco da disputa envolve a definição da candidatura ao Senado pelo Ceará. Michelle apoia a deputada federal Priscila Costa (PL), enquanto o deputado federal André Fernandes (PL), presidente estadual da legenda e articulador da aproximação com Ciro Gomes, defende a manutenção da pré-candidatura de seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL).

Hilton Gonçalo intensifica agenda na Baixada Maranhense e reforça diálogo com lideranças locais

O pré-candidato e liderança política Hilton Gonçalo cumpriu agenda neste domingo em municípios da Baixada Maranhense, onde participou de encontros com moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos da região. A visita incluiu passagens por Cedral, Guimarães, pela Praia de Araoca e por Porto Rico do Maranhão.

Segundo Hilton Gonçalo, o objetivo da agenda foi ouvir as demandas da população e conhecer mais de perto os desafios e potencialidades de cada município. Durante os encontros, temas relacionados ao desenvolvimento regional, geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida estiveram entre os assuntos discutidos.

Em publicação nas redes sociais, Hilton destacou a importância da presença constante junto à população. “Quem sonha com um Maranhão mais forte precisa estar presente, percorrendo cada região, ouvindo as pessoas e construindo soluções que gerem desenvolvimento, oportunidades e mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

A agenda também teve como foco o fortalecimento de parcerias políticas e institucionais na Baixada Maranhense, região considerada estratégica para os projetos de desenvolvimento do estado. Hilton Gonçalo ressaltou que seguirá percorrendo os municípios maranhenses para ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade.

“Seguimos avançando, unindo forças e construindo um projeto que representa os interesses do povo maranhense”, concluiu.

Após desobedecer ordem judicial, radialista sem endereço certo e alvo de ações judiciais no Piauí e no Maranhão recebe intimação e informa à Justiça que não tem condições para pagar advogado

Uma certidão juntada aos autos de processo movido pelo jornalista Leonardo Alves contra o radialista de Campo Maior/PI, Ítalo Sousa, informa que o radialista sem endereço certo e sabido confirmou o recebimento de intimação judicial por meio de WhatsApp e contato telefônico realizado por oficiala de justiça.

De acordo com o documento, o intimado informou não possuir condições financeiras para constituir advogado particular e solicitou ser assistido pela Defensoria Pública. A informação foi encaminhada ao juízo para análise das providências cabíveis.

Ítalo Sousa é parte em ações judiciais que tramitam nos estados do Maranhão e do Piauí. Entre os autores das demandas está Leonardo Alves, que vem sendo alvo de diversas publicações criminosas publicadas no blog do acusado desde março de 2025.

As ações envolvem queixas-crimes sobre conteúdos divulgados pelo blogueiro e radialista contra comunicadores, agentes públicos e outras pessoas citadas em suas publicações. Novas medidas judiciais poderão ser adotadas com base em documentos e elementos que fundamentam as alegações apresentadas à Justiça.

Os processos mencionados seguem em tramitação e estão sendo analisados pelo Poder Judiciário.

O radialista aliado do vereador Raimundo Leonel e do deputado Francisco Nagib utiliza termos depreciativos ao se referir ao jornalista, incluindo a expressão “falso moralista”, além de acusações de que Leonardo Alves teria sido “fantasma” na gestão anterior, entre outras declarações consideradas graves e sem comprovação.

Mesmo diante de dezenas de ações judiciais em tramitação, Ítalo Guilherme Alves da Silva Sousa (Ítalo Sousa), continua ofendendo o jornalista Leonardo Alves mesmo ciente de que foi processado diversas vezes no Juizado Criminal.

A postura do acusado é interpretada como uma afronta ao Poder Judiciário, e pode, inclusive, agravar sua defesa no processo. Enquanto tenta “posar de durão” por meio do seu blog e nas redes sociais com ataques, provocações e graves acusações, o radialista com endereço incerto não comparece ao município de Codó nem às audiências judiciais para assumir seus atos e responder formalmente pelas acusações que vem fazendo.

Conforme ações que tramitam na Justiça do Piauí e do Maranhão, o mesmo responde a diversos processos na Justiça Comum que preveem penas mais severas, inclusive com possibilidade de reclusão (prisão), em caso de condenação. Uma única condenação criminal já pode resultar na prisão do radialista.

Prefeitura de Codó firma contratos com óticas de São Luís que somam mais de R$ 2 milhões para serviços oftalmológicos na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Codó por meio da Secretaria Municipal de Saúde, formalizou a contratação de duas empresas para a prestação de serviços oftalmológicos e o fornecimento de óculos ou lentes destinadas à rede pública de saúde.

Os contratos foram publicados no Diário Oficial do Município em 22 de junho de 2026, no âmbito do Processo Administrativo nº 6928/2025, com vigência de 12 meses a partir da data de assinatura.

O contrato nº 243/2026 foi firmado com o Instituto Acolher Vidas – IAV, no valor de R$ 1.093.482,50. O objeto contempla a realização de consultas oftalmológicas e o fornecimento de óculos ou lentes para atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde.

Já o contrato nº 244/2026 foi celebrado com a empresa Ótica Visão Ltda., no valor de R$ 1.131.191,75, também destinado à realização de consultas oftalmológicas e ao fornecimento de óculos ou lentes.

Somados, os dois contratos ultrapassam R$ 2,2 milhões em recursos públicos destinados à área de saúde ocular no município.

Os contratos têm vigência de 12 meses e foram firmados com base na Lei nº 14.133/2021, que rege as licitações e os contratos administrativos.

As despesas estão vinculadas ao Fundo Municipal de Saúde, na ação de manutenção da média e alta complexidade (MAC), conforme detalhado nos extratos publicados.