Derrubada de árvores históricas em Codó pode configurar crime ambiental e escancara omissão da Secretaria de Meio Ambiente

A derrubada de árvores em vias públicas de Codó, incluindo árvores históricas, não pode ser tratada como algo comum.  Na avaliação do Blog do Leonardo Alves, a forma como essas remoções vêm sendo realizadas é ilegal e pode, sim, configurar como crime ambiental.

Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em frente à Academia Corpo e Forma, onde uma árvore antiga foi derrubada para realização de serviços de infraestrutura.

A legislação ambiental é clara ao exigir critérios rigorosos para a retirada de árvores, especialmente em áreas urbanas. O que se vê em Codó, no entanto, é o oposto: intervenções feitas, ao que tudo indica, sem o devido respeito às normas legais.

Mais grave ainda é a postura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O órgão, que deveria atuar na fiscalização e proteção ambiental, permanece em silêncio diante dos fatos. Na prática, o que se observa é uma preocupante omissão diante de possíveis irregularidades.

Não se trata apenas de retirar árvores, mas de desrespeitar o meio ambiente, a história da cidade e o direito da população a um espaço urbano equilibrado. Se confirmadas as irregularidades, a Prefeitura de Codó juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Meio Ambiente devem ser responsabilizadas na forma da lei.