INVESTIGAÇÃO SEGUE A TODO VAPOR: Secretário de Saúde é notificado em inquérito civil que investiga nepotismo no HGM de Codó

O secretário municipal de Saúde de Codó, William Campos dos Santos, foi notificado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) no âmbito do Inquérito Civil…

Publicado em:

O secretário municipal de Saúde de Codó, William Campos dos Santos, foi notificado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) no âmbito do Inquérito Civil SIMP nº 008122-509/2025, que apura possíveis irregularidades relacionadas ao Hospital Geral Municipal de Codó (HGM).

A movimentação consta na consulta de transparência do MPMA, atualizada em 25 de agosto de 2026. Na mesma data, a 1ª Promotoria de Justiça de Codó registrou a expedição do Ofício nº 247/2026 – 1ªPJCOD, direcionado ao secretário municipal de Saúde, com requisição de informações para instrução do inquérito civil.

O procedimento tramita na 1ª Promotoria de Justiça de Codó, sob responsabilidade do promotor Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira, e tem como requerido o Hospital Geral Municipal de Codó. A classificação do procedimento é de Inquérito Civil, na área de Defesa do Patrimônio Público e Probidade, com assunto relacionado à violação dos princípios administrativos e improbidade administrativa.

A notificação mais recente não é a primeira solicitação feita pelo Ministério Público à Secretaria Municipal de Saúde. Em 06 de fevereiro de 2026, o MPMA também expediu o Ofício nº 41/2026 – 1ªPJCOD para William Campos dos Santos, conforme registro do procedimento.

O inquérito também conta com oitivas realizadas em janeiro de 2026. No dia 27 de janeiro, houve registro de audiência extrajudicial para coleta de informações, seguida de outras oitivas realizadas pela 1ª Promotoria.

Em despacho registrado em 28 de janeiro de 2026, o Ministério Público determinou a juntada das atas e mídias das oitivas e registrou que depoentes relataram prestar serviço no Hospital Geral Municipal de Codó.

O procedimento permanece aberto, com prazo registrado até 22 de janeiro de 2027. A documentação consultada pelo Blog do Leonardo Alves mostra, portanto, que o Ministério Público continua realizando diligências para reunir informações sobre os fatos investigados. A expedição do ofício ao secretário de Saúde representa mais uma etapa da apuração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *