Acadêmicos de Administração da Uema visitam a Alema e conhecem o funcionamento da Casa

Acadêmicos do curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) visitaram as dependências da Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta quarta-feira (12). Entre outras coisas, eles assistiram a um vídeo institucional na Escola do Legislativo e conheceram alguns espaços da Casa, como o Salão Nobre, o Plenário Nagib Haickel e a galeria dos ex-presidentes.

Os acadêmicos foram recebidos pelo deputado Wellington do Curso (PSDB) no Plenário Nagib Haickel, onde conheceram um pouco da dinâmica das sessões plenárias. O objetivo da visita era para que eles compreendessem o funcionamento da Casa e a atuação dos deputados na elaboração de propostas e políticas públicas que regem e beneficiam a sociedade.  

Responsável pela visita, o professor de políticas públicas, Rogério Tavares Pinto, disse que o objetivo era, também, mostrar aos acadêmicos como são elaborados os projetos de lei e como se dão os encaminhamentos das políticas públicas oriundas do Poder Legislativo.

“As políticas públicas têm a ver como dois atores principais: primeiro é o Estado com o Executivo e o Legislativo e, segundo, a sociedade, com seus diversos representantes. Como o Legislativo é um ator do estado que formula as políticas públicas, a ideia é que nossos alunos conheçam o funcionamento, projetos e encaminhamentos dessas políticas oriundas do Legislativo”. 

Para João Pedro Melo, aluno do 8º período, a visita foi importante para que ele conhecesse mais de perto os representantes do povo, bem como compreendesse um pouco do processo legislativo. “Esse contato é importante para conhecermos melhor nossos representantes e como funciona o processo de criação de leis e políticas públicas”, disse.  

“É muito importante saber como funciona a Assembleia e, quem sabe, poder participar, de maneira mais ativa, do processo político que acontece em nosso estado”, complementou a acadêmica Berthiê Santos.  

Wellingnton do Curso elogiou a iniciativa do professor e de seus alunos. Segundo ele, o mundo acadêmico deve se aproximar cada vez mais da política. “A visita desses alunos é uma grande iniciativa nesse sentido”.  

Entre outras coisas, os estudantes conheceram a galeria dos ex-presidentes da Assembleia

 

Agência Assembleia