Advogado Thiago Diaz é condecorado com a Medalha ‘Manuel Beckman’, a maior honraria da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, em sessão solene realizada nesta sexta-feira (3), conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Maranhão (OAB-MA), advogado Thiago Diaz. A comenda foi proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado à advocacia maranhense.

Thiago Diaz se despede de duas gestões à frente da entidade. Recentemente, ele foi eleito conselheiro federal da OAB para o triênio 2022/2024.

Durante a solenidade, Othelino Neto afirmou que a entrega da Medalha ‘Manuel Beckman’ a Thiago Diaz é um justo reconhecimento ao seu trabalho à frente da seccional maranhense da OAB. O chefe do Legislativo Estadual destacou a importância do papel dos advogados para a garantia do Estado Democrático de Direito e da ampla defesa de todos os cidadãos.

“A advocacia é uma categoria fundamental e tem a prerrogativa de garantir a ampla defesa do cidadão. Thiago Diaz conduziu muito bem a OAB-MA e conclui sua gestão deixando um marco na valorização dos advogados. Por isso, é justa esta homenagem proposta pelo deputado Roberto Costa e aprovada por unanimidade pela Casa”, declarou o parlamentar.

Roberto Costa, autor da proposição, também elogiou a trajetória de Diaz. “Sua gestão promoveu uma verdadeira revolução na advocacia maranhense. As ações, os projetos e as iniciativas à frente da Ordem deram visibilidade não somente a ele, mas a todos os advogados e advogadas do Maranhão, acentuando o papel da entidade no sistema de Justiça e na sociedade como um todo. Por isso, esse é um reconhecimento mais do que justo”, assinalou.

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, advogados, familiares e amigos do homenageado. Também participaram os deputados estaduais Wellington do Curso (PSDB) e Mical Damasceno (PTB); o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca; o desembargador Paulo Velten; o presidente eleito da OAB-MA, Kaio Saraiva, e o defensor geral do Maranhão, Alberto Bastos, além do deputado federal Pastor Gildenemyr (PMN).

“Thiago Diaz tem um trabalho reconhecido em toda a sociedade maranhense. É uma justa homenagem que a Assembleia presta neste momento a um homem público, de bem e que tem seu olhar voltado para o Direito e a advocacia”, disse Wellington do Curso.

Agradecimento

Thiago Diaz agradeceu a condecoração e falou sobre a importância do reconhecimento da Casa do Povo à sua gestão, ao longo dos últimos seis anos, na OAB-MA.

“Fico muito feliz em receber esta homenagem da Assembleia Legislativa, que representa a pluralidade de cada canto do nosso estado. De todas as homenagens que já recebi, essa é, sem dúvida, a mais especial, por representar o povo do Maranhão. Receber a Medalha ‘Manuel Beckman’ me deixa extremamente honrado”, declarou.

Andressa Valadares/ Agência Assembleia