O ano de 2017 da deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) foi bastante produtivo dentro e fora da Assembleia Legislativa do Maranhão. A deputada, que é conhecida pelo seu trabalho incansável, apoio e presença constantes nos municípios onde tem parcerias com prefeituras e em outros municípios com oposições, também teve alto índice de produção dentro da Assembleia.
A parlamentar encerrou seu terceiro ano de mandato com um total de 165 proposições, o que a deixou entre os 10 deputados que mais apresentaram matérias legislativas no ano passado. Foram: 116 Indicações; 2 Leis Ordinárias; 16 Projetos de Lei; e 31 Requerimentos;
O árduo trabalho da deputada, com o apoio do governador Flávio Dino, contemplou várias áreas e beneficiou milhares de pessoas nas cidades onde Ana do Gás trabalha em parceria. As conquistas vão desde ambulâncias, reforma de Escolas e Hospitais, viaturas das Polícias Militar e Civil, asfaltamento, construção de estradas vicinais, até a concessão de máquinas agrícolas e recursos para agricultura familiar, além de apoio em comemorações oficiais e festas populares.
Um dos últimos destaques do ano de trabalho da deputada foi a aprovação de mais 5 importantes Projetos de Lei, todos no dia cinco de dezembro na Assembleia Legislativa. Os projetos perpassam pela sustentabilidade ambiental; aumento de oportunidades no mercado de trabalho para as mulheres; segurança; prioridade e entretenimento.
Um dos de maior relevância é o Projeto de Lei nº 142/2017, que institui a Política Estadual de incentivo à geração e ao uso da energia solar, fonte de energia renovável e não poluente que irá estimular a implantação de sistemas de energia solar e investimentos nessa área, englobando o desenvolvimento tecnológico e a geração fotovoltaica e fototérmica, para comercialização e autoconsumo nas áreas urbanas e rurais, pela iniciativa pública e privada, considerando o uso residencial, comunitário, comercial, industrial e agropecuário.
A iniciativa irá contribuir para a diminuição dos índices relativos à emissão de gases de efeito estufa e para a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida, além de transformar o Maranhão em um referencial nacional de geração e consumo de energia solar.
EMENDAS
Além das 165 proposições, a deputada também liberou emendas parlamentares para vários municípios que foram convertidas em benfeitorias para a população em setores como educação e saúde, cultura e infraestrutura. Sem dúvida Ana do Gás foi umas das parlamentares que mais se destacou em 2017 no Maranhão e afirma que em 2018 o trabalho vai continuar.
“Esse trabalho vem sendo feito com muita seriedade e carinho. No início do mandato estávamos plantando sementes que brotaram e que pudemos colher em 2017 e continuaremos colhendo em 2018. Sabemos que este ano terá um calendário agitado com Copa do Mundo, Eleições, fora as festas tradicionais e feriados prolongados como Carnaval, São João e tantos outros, mas meu foco no trabalho continuará com o mesmo gás e força que sempre tive. Meus eleitores podem confiar que irei continuar no mesmo ritmo e darei toda assistência necessária aos municípios que venho trabalhando ao lado dos prefeitos e de oposições. Podem contar comigo. Meu compromisso continua”, declarou de maneira entusiasmada Ana do Gás.
Assecom/ Dep. Ana do Gás