Ana do Gás retorna à Assembleia após licença e ressalta ações em benefício das mulheres

Em discurso na sessão plenária desta terça-feira (6), a deputada Ana do Gás (PCdoB) destacou sua satisfação em retornar à Assembleia Legislativa, após licença parlamentar para o exercício do cargo de secretária de Estado da Mulher.

A parlamentar disse que se sentia feliz em retornar ao Legislativo Estadual e esclarecer ao povo do Maranhão o motivo de sua ausência do Parlamento, durante um ano e meio em que compôs a equipe do governador Flávio Dino (PCdoB).

“É uma satisfação imensa poder retornar a esta Casa, exercendo o meu mandato legislativo, representando as mulheres do Maranhão e todos aqueles que me colocaram aqui”, frisou Ana do Gás.

Gratidão

A deputada ressaltou sua gratidão ao governador Flávio Dino por “ter lhe conferido a experiência única de exercer o cargo de secretária de Estado da Mulher”. Ela destacou, também, os avanços e os investimentos do governo estadual para ampliar as ações em prol das mulheres maranhenses.

“Em minha gestão, nós conseguimos fortalecer e ampliar tudo o que já havia sido iniciado pela ex-secretária Laurinda Pinto, assim como pela ex-secretária Teresinha Fernandes, e por tantas outras que por lá passaram, trabalhando contra todas as formas de preconceito, discriminação e violência às mulheres”, ressaltou a parlamentar.

Leis

Ana do Gás lembrou das leis de sua autoria aprovadas pela Assembleia, a exemplo da Lei 1.112, que criou a Campanha Estadual Maria da Penha, no mês de agosto, desenvolvida nas escolas.

Também foi destacada pela parlamentar a lei estadual que instituiu o ‘Aluguel Maria da Penha’, de autoria da deputada Daniella Tema. “Iniciativa que está sendo referência no Brasil inteiro por garantir que as mulheres vítimas de violência, que estejam sob medida protetiva em situação de vulnerabilidade, possam receber o aluguel no valor de 600 reais”, afirmou.

Disse, ainda, que a Secretaria da Mulher desenvolveu outros projetos, a exemplo do ‘Multiplica Mulher’, uma articulação de rede formadora de opinião, informação, conexão e execução entre os estados e a diversidade de mulheres maranhenses, visando à troca e à experiência de articulações e ações voltadas às políticas destinadas às mulheres.

Outro importante projeto destacado foi a ‘Caravana da Mulher Maranhense Indígena’, executada pela primeira vez no município de Grajaú, também desenvolvida em outros municípios.

Ainda na Secretaria da Mulher, segundo a deputada, foi realizado o ‘Encontro Estadual de Mulheres Negras’, envolvendo 65 grupos de movimentos sociais, cuja finalidade foi apresentar e discutir ações, projetos e definição de novas políticas para as mulheres negras.

Projeto

Ana do Gás pontuou, ainda, a realização do projeto “Fala, Minha Irmã!”, que consiste em rodas de conversa com jovens, adolescentes e meninas. “Foram visitados mais de quarenta municípios, com ações de combate de enfrentamento à violência contra mulher, palestras e rodas de diálogos”, ressaltou.

Ela ressaltou, também, o trabalho da Ouvidoria da Mulher, que na sua gestão fez mais de 3.500 atendimentos, e a Caravana da Mulher, com mais de 30 mil atendimentos na área da saúde.

Ana do Gás parabenizou a equipe da Secretaria da Mulher que esteve ao seu lado e vem dando continuidade a todos os projetos. “Parabenizo o governador Flávio Dino, a deputada Daniella Tema e todas as colegas deputadas aqui desta Casa, que não mediram esforços na luta, apresentando indicações para que possamos, juntas, aumentar o apoio a todas as mulheres”, finalizou.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos HTML :

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>