Conselho Estadual da Juventude debate Sistema de Juventude em reunião ordinária

O Conselho Estadual da Juventude (CEJOVEM) realizou reunião em formato híbrido na tarde desta sexta-feira (3), para analisar as políticas de juventude do Maranhão, executadas através da Secretaria de Extraordinária da Juventude (Seejuv). Na oportunidade, foi ressaltada a importância da municipalização dos Sistemas de Juventude.

O CEJOVEM trouxe para a reunião um conjunto de políticas adotadas pela Secretaria da Juventude, entre elas a construção do Centro de Referência da Juventude do Médio Mearim, a aprovação da PEC (014/2019), que cria o Fundo Estadual da Juventude e a municipalização dos Sistemas de Juventude, que estará atuante na terceira semana de setembro.

A secretária de Estado da Juventude e presidente do CEJOVEM, Tatiana Pereira avaliou a reunião como uma agenda estratégica, em que se conseguiu discutir a importância dos municípios trabalharem conjuntamente com o Governo do Estado.

“A municipalização dos Sistemas de Juventude será uma ação conjunta entre Seejuv, CEJOVEM e os municípios do Maranhão, debatendo e fortalecendo as políticas de juventude nos municípios. Isso é fundamental para a garantia e também fiscalização dos direitos da juventude”, enfatizou a secretária.

Em apresentação, o supervisor de Articulação Institucional da Seejuv, Thiago Penna explanou sobre o fortalecimento da participação dos municípios nas políticas de juventude, por meio das Secretarias Municipais.

“É importante propor novos canais e instrumentos de diálogos, esse programa tem como objetivo materializar as políticas de juventude, através da mobilização e diálogo com os municípios do Maranhão”, ressaltou.

O vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude, Geldo Junior declarou a importância da reunião do CEJOVEM para deliberações das ações em prol da juventude no estado.

“São muito importantes as ações que vêm sendo realizadas pela Seejuv e parceiros, como os Centros de Referências, o Fundo Estadual da Juventude e os encontros com os gestores de Juventude”, disse o vice-presidente, destacando que o próximo encontro será dia 16, na cidade de Timon, onde reside.

“É importante também falar da atuação do Conselho de Juventude nas discussões das políticas públicas implantadas, fazendo com que a sociedade civil organizada também faça parte das construções e ações do Governo do Estado”, concluiu Geldo Junior.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos HTML :

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>