Blog do Leonardo Alves - Compromisso com o Leitor!

Crianças e adolescentes são vítimas em mais de 76 mil denúncias recebidas pelo Disque 100

O Disque 100 (Disque Direitos Humanos) recebeu 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo 17.093 dos registros referentes à violência sexual. Os dados foram divulgados pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, na tarde desta terça-feira (14). As informações integram o Balanço Anual de 2018, que será lançado ainda esta semana.

Sobre os números deste ano, a ministra adiantou que nos primeiros quatro meses houve um total de 4.736 referentes à violência sexual.

“Nossas crianças e adolescentes estão entre as prioridades desta gestão. E eu deixo um recado para os pedófilos deste país, acabou a impunidade. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger os nossos pequenos”, enfatizou a ministra Damares Alves.

Na ocasião, a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lamentou que, em muitos casos, as agressões ocorram no ambiente familiar. “No que diz respeito aos abusos sexuais, por exemplo, chama a atenção a relação de proximidade e confiança entre agressores e vítimas. É revoltante o que esses abusadores são capazes de fazer”, disse.

Entre os denunciados por violência sexual no primeiro quadrimestre deste ano, mães, padrastos e pais representam a maior parte dos envolvidos.

“Nota-se que as políticas públicas devem ser iniciadas no âmbito das famílias. O ministério tem justamente essa proposta, de zelar pelo fortalecimento dos vínculos familiares, além de combater violências e explorações”, completou a ministra.

Solenidade

O evento de divulgação foi realizado no âmbito da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, da Câmara dos Deputados.

Pelo MMFDH, também estiveram presentes o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Fernando César Ferreira, e a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia Melo.

mdh

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

error: Content is protected !!