Delegado reforma delegacia com dinheiro do próprio bolso

A delegacia de Uruaçu, no norte de Goiás, está de cara nova graças à iniciativa do delegado Rafhael Neris Barboza, 29 anos. O prédio passou por uma reforma que mudou a realidade de quem trabalha e busca atendimento no local. Partiram do delegado a mobilização e a maior parte do dinheiro investido na obra.

De acordo com o delegado, que assumiu a unidade em novembro do ano passado, o prédio não passava por obras havia 17 anos. Em nota, a Polícia Civil declarou que existe uma obra em andamento para construção de uma nova sede para a delegacia de Uruaçu, em imóvel diverso de onde funciona atualmente.

Mudanças começaram já do lado de fora da delegacia, onde foi construído um estacionamento — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Mudanças começaram já do lado de fora da delegacia, onde foi construído um estacionamento — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O custo da reforma foi de R$ 15 mil, diz Rafhael. Do total, R$ 12 mil foram investidos por ele. O restante veio de um advogado e dois fazendeiros da região. A unidade também abriga a Delegacia da Mulher, atendendo vítimas de Uruaçu e de São Luís do Norte.

“O clima na delegacia já é outro para todo mundo. Cada melhoria quem vai usufruir somos nós mesmos. [Valeu a pena] Apesar de ouvir muito isso, de que era loucura, né, tirar do próprio bolso. Eu achei que não conseguiria muitos recursos do Estado, pela crise, né. Valeu a pena, não me arrependo”, disse Rafhael.

As mudanças começam já do lado de fora da delegacia. A parte externa, que antes era ocupada por veículos apreendidos, documentos antigos e entulho, se transformou em um estacionamento. A fachada do prédio, calçada e muro também foram melhorados. Todo o imóvel foi pintado por dentro e por fora.

Para atender as cerca de 50 pessoas que passam por dia na delegacia, uma nova recepção foi construída.

“Geralmente, a pessoa chegava e ficava meio desnorteada ou ia direto na sala do delegado. Agora não, ela chega, passa por uma triagem, já aguarda, sabendo pra onde ela vai ser direcionada”, informou Rafhael.

Delegado Rafhael Neris Barboza, de 29 anos, decidiu tirar dinheiro do próprio bolso para reformar a delegacia de Uruaçu  — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

Delegado Rafhael Neris Barboza, de 29 anos, decidiu tirar dinheiro do próprio bolso para reformar a delegacia de Uruaçu — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

Também foram reformadas a sala do delegado, um banheiro, uma das duas celas e as salas de cartório.

“Além da reforma, coloquei placas de identificação em todas as sala, comprei algumas mobílias para a delegacia e colchonetes novos para os presos”, afirmou Raphael.

O empresário Antônio Rodrigues Neto vê as melhorias na delegacia como uma forma de aproximar a população da polícia. “Com certeza [foi bom]. Eles achavam até então que delegado só serve pra prender pessoas, e ele [Rafhael] está fazendo algo para a população em geral”, afirmou.

Segundo o delegado, as mudanças no local não são apenas estruturais, e os resultados já estão sendo sentidos.

“O principal disso tudo é que o funcionário da delegacia trabalha em um ambiente agradável e fica mais produtivo. Quando você tem o bom atendimento, as pessoas sentem mais confiança em vir e trazer denúncias para cá, trazer informação. Então, tudo isso a gente está sentindo, que está melhorando. O bom atendimento gera resultado”, completou o delegado.

Ainda sobre a construção da nova sede da delegacia de Uruaçu, a Polícia Civil informou que a unidade terá aproximadamente 420 m² de obra construída, erguida em um terreno de 1,6 mil m². Segundo a nota da corporação, a obra é custeada através de parceria público-privada e, conforme recebimento de recursos, pode ser concluída em sete meses.

G1