A chuva que atinge grande parte dos municípios maranhense foi tema do discurso proferido, quinta-feira (12), na tribuna da Assembleia Legislativa, pelo deputado Fábio Braga (SD). “Nos últimos dias, milhares de maranhenses de várias cidades perderam suas moradias”, lamentou.
De acordo com o deputado, mais de 150 municípios estão em estado de alerta por conta das enchentes. Entre elas, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Itapecuru, Maracaçumé, Marajá do Sena, Tuntum, Bacabal, Trizidela e Pedreiras.
Centenas de famílias estão em abrigos e recebem assistência das prefeituras e do Governo do Estado. A infraestrutura das estradas é outro problema. “A MA-006 está intrafegável, na região de Alto do Parnaíba, Tasso Fragoso e Balsas. E a BR-135 foi cortada no trecho entre Presidente Dutra e Dom Pedro. O tráfego está inviabilizado e outras estão em seus limites de trafegabilidade”.
A situação de calamidade, segundo o parlamentar, deve-se não somente ao aumento do índice pluviométrico, mas também à ação humana. “Não podemos culpar somente a natureza, mas o desmatamento, o assoreamento do leito dos rios, a malha asfáltica e outras ações humanas, que inviabilizam o fluxo normal da água”, ponderou.
“Outro fator que contribui para a situação caótica é a ocupação desordenada da maioria das cidades, onde a população prefere áreas mais próximas aos córregos, rios, riachos, morros e encostas”, completou Fabio Braga.
“É necessária à união dos poderes estadual e federal, na busca de recursos para amenizar o sofrimento das pessoas que perderam suas casas e tiveram suas cidades destruídas. O estado, também, terá de recuperar boa parte de algumas estradas, assim como os prefeitos recuperarem suas estradas vicinais e prédios públicos”.
Fonte: alpanirmesquita