O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu- MA, Alcides Tavares, enviou ofício ao senador Roberto Rocha (PSDB), para agradecer, em nome da entidade, pela intercessão do parlamentar no desembaraço, junto às autoridades brasileiras, sobre uma ajuda humanitária canadense que estava retida, desde setembro de 2018, no Porto de Pecém, no Ceará.
Segundo o provedor, a carga continha remédios e equipamentos, tais como aparelho de RX, aparelhos de anestesia, respiradores, monitores multiparamétricos, aparelho de ultrassom, berço térmico para recém nascido, cardioversor, além de outros materiais hospitalares para auxiliar no atendimento aos pacientes da Santa Casa, único hospital de média/alta complexidade da região ocidental do estado, e que atende os municípios de Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri, Apicum- Açu, Mirinzal, Central, Guimarães, Cedral e Porto Rico.
“Agrademos muito ao senador Roberto Rocha e toda a sua equipe, que não mediram esforços para que essa doação chegasse ao seu destino. Esses equipamentos hospitalares vão ajudar muito os nossos pacientes 100% do SUS”, afirmou Alcides.
Outras solicitações feitas pelo gestor da entidade filantrópica de Cururupu, também foram atendidas pelo senador Roberto Rocha, que tem priorizado ações em prol da Saúde para ajudar vários municípios maranhenses durante a pandemia do coronavírus.
Na semana passada, a Santa Casa da Misericórdia de Cururupu foi beneficiada com a primeira parcela de recurso do Governo Federal na ordem de R$ 518.730,94. O dinheiro é um auxílio emergencial, em duas parcelas, que o Ministério da Saúde destinou para ajudar as Santas Casas e os hospitais filantrópicos sem fins lucrativos que participam de forma complementada de Sistema único de Saúde (SUS), de todo o Brasil, a atuarem de forma coordenada no controle do avanço da pandemia do Covid 19. Por intermédio de Roberto Rocha, além de Cururupu, mais cinco entidades filantrópicas maranhenses foram beneficiadas com o auxílio financeiro, sendo 04 de São Luís e uma do município de Balsas.
A ENTIDADE
A Santa Casa da Misericórdia de Cururupu é uma entidade beneficente sem fins lucrativos. Por meio de convênio, a unidade recebe apoio financeiro da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Atualmente, ela possui 100 leitos e oferta atendimentos em especialidades básicas, internações, cirurgia, clínica médica, obstetrícia, mamografia, tomografia, anestesiologia, ultrasssom, RX ortopedia, exames laboratoriais, apoio diagnóstico, dentre outros atendimentos.
A entidade realiza uma média de 1.300 partos por ano e 15 mil atendimentos por mês, sendo referência para 9 municípios da região.