Eleição do Conselho Tutelar não é concurso público para desempregados

Dia 06 de maio começam as inscrições para escolha de novos conselheiros tutelares para o mandato de quatro anos gestão 2020-2024. É importante ressaltar e deixar claro que a Eleição do Conselho Tutelar não é um concurso público para desempregados em busca de um salário, é uma árdua missão.

A tarefa de conselheiro tutelar não é fácil. Na maioria das vezes, o conselheiro deixa a própria família em busca de problemas alheios e acabam sendo odiados e ameaçados.

Ser CONSELHEIRO é uma grande missão. O conselheiro deve ter vocação com a causa pública, ser uma pessoa com idoneidade moral e zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

O Conselho Tutelar têm como objetivo fiscalizar situações que possam oferecer riscos, ameaças ou violação dos direitos da criança e adolescente, além de ações preventivas.

O Ministério dos Direitos Humanos convida todos os estados e municípios a se juntarem a esse desafio, para alcançar um processo amplo, democrático, participativo e que, certamente, resultará na escolha de conselheiros atuantes e engajados na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Um dos critérios para se inscrever na eleição é ter comprovada atuação de no mínimo 2 (dois) anos na área de atendimento, proteção e defesa dos direitos fundamentais de criança e do adolescente e não estar sendo processado criminalmente.

As inscrições serão feitas na casa dos conselhos, localizada na avenida 1° de maio.