O principal objetivo do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) é formar jovens autônomos, solidários e competentes. Para quê esse objetivo seja cumprido um dos métodos de êxito do Instituto é a criação dos clubes de protagonismo juvenil, onde os estudantes escolhem os temas a serem trabalhados em horário livre.
Foi por isso que entre os dias 15, 16 e 17 de março, durante a Semana de Protagonismo Juvenil, 108 clubes juvenis foram criados e divididos nas sete unidades plenas do Iema, sendo elas: Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís e Timon.
“Os clubes juvenis têm o objetivo de fomentar o protagonismo dos nossos estudantes dentro de temas de interesse deles. Eles se organizam em conjunto com um professor orientador, por iniciativa própria e passam a trabalhar aquele tema nos horários disponíveis dentro da programação curricular”, explicou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.
Dentre as temáticas para formação dos clubes estão artesanato, poesia, teatro, games educacionais, xadrez, cinema, jornal escolar e robótica. Em Axixá foi criado 14 clubes, seguidos por Bacabeira com 20, Coroatá com 15, Pindaré-Mirim com 17, São José de Ribamar com 12; São Luís com 17 e Timon com 13.
O diretor de Pesquisa e Extensão do Iema, Dario Soares, explica como aconteceu a formação dos clubes. “Durante três dias estivemos em sete unidades plenas realizando a Semana de Protagonismo com o objetivo de criar os clubes juvenis, uma metodologia de êxito do Iema. A ação foi realizada a partir de uma Formação Inicial dada a professores e dois estudantes de cada unidade. Depois da formação eles desenvolveram atividades durante três dias e envolverem os demais alunos na participação ativa do evento para que entendessem a importância dos clubes juvenis, a temática dos clubes, e planos de ações, para enfim acontecer a culminância e criação dos 108 clubes distribuídos por sete unidades plenas, um momento muito marcante para o Instituto”, explicou o diretor.
Na unidade plena de Timon, os projetos dos clubes juvenis depois da criação estão sendo organizados e executados a todo vapor. O gestor pedagógico da unidade plena de Timon, Jeferson Probo, afirma que os clubes ajudarão os alunos nos objetivos que almejam para seus projetos de vida. “Os clubes são importantes para o fortalecimento do protagonismo juvenil em nossa unidade plena. Através dessa prática de vivência em protagonismo – clubes juvenis – os alunos constroem e incorporam os quatro pilares da educação que os ajudam a serem jovens autônomos, solidários e competentes”, afirmou.
Em 2017 foram criados outros clubes juvenis, dentre eles o de arte marcial, na qual um aluno que é professor de jiu-jtisu ensinava os colegas sobre arte. Já outro grupo ensinava técnicas de maquiagem.
A aluna de Serviços Jurídico da unidade plena de Timon, Maria Eduarda Costa, explicita sua opinião sobre a criação dos clubes. “Acredito que através dos clubes, nós alunos colocamos em práticas as palavras autonomia, solidariedade e competência. Levantamos de fato a bandeira do Iema e vestimos a camisa do jovem protagonista para ser o personagem principal capaz de enfrentar problemas e achar soluções para nossa sociedade”, disse a aluna.
Fonte: IEMA