Flávio Dino e Carlos Brandão participam do lançamento do Plano Estadual da Juventude

O governador Flávio Dino e seu vice, Carlos Brandão, participaram, nesta sexta-feira (13), do lançamento do Plano Estadual de Juventude. O evento aconteceu no Teatro João do Vale, em São Luís, e contou ainda com a presença do defensor púbico geral do Maranhão, Alberto Bastos; dos secretários de estado Tatiana Pereira (Juventude), Márcio Jerry (Cidades) e Marcelo Tavares (Casa Civil).

“Nós temos uma série de políticas públicas para a juventude, que foram implantadas no nosso governo, como o Escola Digna, mas também políticas que são conduzidas pelo Secretaria de Estado da Juventude, a exemplo do recente programa Trabalho Jovem, com dezenas de milhares de vagas de capacitação, trabalhos e estágios. O Plano Estadual, portanto, é a síntese dessas experiências práticas que nós implementamos nos últimos anos, e ao mesmo tempo é uma é uma dimensão de planejamento, diretrizes para a próxima década, das políticas públicas de juventude, visando consolidá-las, mantê-las e ampliá-las”, explicou o governador.

O Plano Estadual da Juventude reúne um conjunto de políticas públicas voltadas para a juventude maranhense, nas áreas de educação, saúde, cultura, profissionalização, esporte e lazer. Ele foi construído com a participação popular, por meio de consultas públicas e a participação do Conselho Estadual da Juventude.

De acordo com Carlos Brandão, a semana exitosa de palestras e cursos, com representantes de vários municípios, que encerrou com a assinatura do Plano, simboliza o futuro do Maranhão, posto que o governo estadual tem como prioridade os jovens.

“Esse ano o tema do evento foi esperança, exatamente parte do que governo vem fazendo, esperança para o jovem, como o Escola Digna, como o Trabalho Jovem, que gerou oportunidades para cerca de 35 mil jovens entre estágios, empregos, capacitações. A nossa juventude está muito motivada, porque está tendo vez, está tendo oportunidade e está sendo capacitada para que possa ter um futuro garantido, como é o caso do IEMA, que é um ‘case’ de sucesso pro nosso estado. Nós temos essa política pública com muita preocupação com o jovem, porque eles são o futuro da nossa geração, e a gente precisa preparar eles para o ambiente de trabalho, para que possam ter mais oportunidade” declarou o vice-governador.

No evento desta sexta também foi feita a certificação em reconhecimento da parceria aos gestores municipais de Juventude, que realizaram a mobilização do Programa Trabalho Jovem nos municípios.

“O Plano representa um ato fundamental para apontar, inclusive, caminhos para o Governo do Maranhão. E para a gente é o coroamento da semana. Nós começamos no dia 9 de agosto e hoje a gente finaliza com esse importante ato do governador”, completou a secretária Tatiana Pereira.