Mais de 500 jovens de seis municípios em três dias. Esses são os números dos diálogos sobre política de drogas, realizados com estudantes no interior do estado. A atividade integra as ações da Campanha ‘Juventude Prevenida dialoga sobre drogas’, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).
As atividades foram realizadas nos dias 20 e 21 de junho nos municípios de São Bernardo, Belágua, Cajari, Viana, São João Batista e Matinha e contaram com a parceria de gestores municipais de Juventude, de Conselhos Tutelares, das gestões escolares, além de outras instituições públicas locais, e tiveram como objetivo criar uma rede de informação, formação e cuidado em relação a problemática das drogas, envolvendo poder público, instituições e sociedade, como destacou a secretária Tatiana Pereira.
“A ‘Campanha Juventude Prevenida dialoga sobre drogas’ tem um papel fundamental no sentido de formar e fortalecer uma rede de informação que reúna organizações da sociedade civil e gestão estadual e municipal para a abordagem de um tema tão latente entre os nossos jovens”, disse Tatiana Pereira.
A secretária ressaltou ainda que os diálogos são importantes porque falaram com os estudantes na escola. “Mesmo num tempo de avanços tecnológicos, é fundamental ainda que se converse com os jovens sobre temas que estão presentes no seu dia a dia, falando e dando voz aos mesmos”, concluiu.
Com média de 100 a 150 jovens por município, os diálogos tiveram um caráter dinâmico, informativo e formativo, a partir de uma metodologia que envolveu veiculação de vídeo documentário seguido de debate e dinâmica em grupo. O formato da atividade despertou o interesse dos estudantes e levou-os a manter uma boa conversa sobre a temática delicada das drogas, que precisa ser cada vez mais abordada, especialmente no ambiente escolar.
Governo e jovens conversaram sobre a política de drogas. (Foto: Divulgação)
A jovem Iara Carvalho, de 17 anos, que participou dos diálogos sobre drogas em São Bernardo, disse que gostou muito de ter participado da atividade, principalmente porque foi realizada na escola, onde, segundo ela, ainda não é muito frequente a abordagem desse tema. “Gostei muito porque tirou algumas dúvidas que temos sobre as drogas e mais ainda, porque sempre achei importante falar sobre esse tema aqui na escola”, comentou.
Já Rafael Alves, de 16 anos, que é estudante do Centro de Ensino Deborah Correia Lima, no município de São Bernardo, destacou a metodologia utilizada pela equipe da Seejuv para abordar o tema com os estudantes. “Assistir ao vídeo documentário sobre a cracolândia e ver a realidade dura dos usuários de crack nos fizeram refletir sobre a situação dessas pessoas, para além de não entrar nesse mundo, também não julgar alguma pessoa, que por acaso venha a ser um usuário”, ressaltou.
Além dos municípios do interior do estado, os diálogos sobre a política de drogas serão realizados também no Centro de Ensino Médio Benedito Leite e no CAPs em São Luís.
Campanha Juventude Prevenida
Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015. A campanha é realizada durante todo o ano com quatro edições abordando os seguintes temas: prevenção a ISTs/AIDS, alcoolismo, acidentes de trânsito (fevereiro), prevenção à violência e exploração sexual de crianças, jovens e adolescentes (maio), prevenção às drogas (junho e julho) e prevenção ao suicídio (setembro).
Governo e jovens conversaram sobre a política de drogas. (Foto: Divulgação)
Fonte: ma.gov.br