Governo do Estado autoriza construção de Centro de Referência para a Juventude, em Açailândia

Na manhã desta terça-feira (27), um grande complexo de equipamentos para a juventude foi lançado no município de Açailândia, com investimento de mais de R$ 2,5 milhões. O Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Juventude (Seejuv), assinou a Ordem de Serviço para construção do Centro de Referência da Juventude (CRJ), em parceria com a Prefeitura de Açailândia.

O ato aconteceu na sede da prefeitura municipal e contou com a presença da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; do secretário adjunto da Juventude (Seejuv), André Vitral; do secretário adjunto da Educação (Seduc), Vitor Pflueger; prefeito Aluísio Silva Sousa; de vereadores e representantes de setores da gestão municipal e estadual.

O Centro de Referência da Juventude em Açailândia será implantado no bairro da Vila Ildemar, no Complexo Esportivo do Baianão, com espaços para prática esportiva, vivência comunitária e ações que visam promover o protagonismo juvenil e a formação profissional, geração de oportunidades e apoio ao empreendedorismo, à produção de conhecimento e estímulo à criatividade e inovação, além da participação em atividades culturais e artísticas.

Tatiana Pereira destacou o investimento como um ato de transformação de vidas e de oportunizar ações em equipamento público como ferramenta concreta.  “O Centro de Referência será um grande espaço de educação e de transformação de vidas. O espaço, com certeza, vai potencializar, ainda mais, o território e garantir direitos para a juventude”.

A secretária afirmou que educação e esporte são ferramentas de transformação de vidas. “E nós acreditamos muito nisso; o Governo Flávio Dino acredita nisso. Então, esse Centro de Juventude em Açailândia significa essa transformação real e a garantia de direitos para a juventude do território”.
O secretário adjunto da Juventude, André Vitral, destacou a parceria da Seejuv com a Seduc e o município de Açailândia, para viabilizar a construção do Centro de Referência.

“Será um espaço de contraturno escolar, ou seja, o momento que o jovem não estiver estudando, não estiver trabalhando, tem uma alternativa de esporte, de lazer, de cultura de maneira gratuita na cidade de Açailândia. O espaço, que será construído em um complexo conhecido em área muito nobre da cidade, localizado em um bairro que a juventude tem uma carência grande de alternativas de esporte e lazer, que é a Vila Ildemar, vai ser uma iniciativa muito importante para cidade e uma alternativa de esporte e lazer próximo da sua casa”, ressaltou o secretário adjunto.

As obras, que serão executadas pela Seduc, receberão investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões, para que se torne um espaço que ficará à disposição de toda comunidade escolar.

O secretário adjunto de Administração da Seduc, Vitor Pflueger, frisou a importância do espaço e dos benefícios para a juventude açailandense.

“Mais uma obra estruturante do Governo Flávio Dino, que vai trazer para a população de Açailândia mais esporte, mais lazer e, principalmente, formação profissional, no contraturno das escolas. Então, o jovem, no contraturno, terá atividades fora das escolas, que tragam benefícios para ele. Isto é estruturante e vai ser muito bom para a população de Açailândia” comentou o secretário.

O prefeito Aluísio Silva Sousa enfatizou a importância dos benefícios que a parceria, junto com o Governo do Estado, traz para a juventude de Açailândia.

“Com esse investimento, nosso município ganha um novo equipamento para a juventude, fruto da nossa parceria com o Governo do Estado. Nós ficamos felizes, pois transformar o Complexo do Baianão em um Centro de Referência da Juventude trará inúmeros benefícios não só para os jovens, mas para toda a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Ainda na oportunidade, as equipes do Governo do Estado e do Município visitaram as dependências do Complexo Esportivo do Baianão, que receberá o Centro de Referência da Juventude.

Visita no Complexo Esportivo do Baianão que se transformará no Centro de Referência para a Juventude