Governo inicia implantação do programa Maranhão Quilombola em Codó

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, esteve, na tarde desta sexta-feira (2), em Codó, onde vistoriou o início das obras de revitalização no sistema de abastecimento de água na comunidade negra rural, Centro do Expedito, na zona da mata dos cocais do Maranhão. A iniciativa integra as ações do Programa Maranhão Quilombola, do Governo do Estado, no eixo coordenado pela Secid, com o objetivo de garantir água tratada e melhoria da infraestrutura para a população.

Nesta etapa em Codó, estão previstos para serem beneficiados com revitalização/ampliação da rede de abastecimento de água e melhoria de estradas os povoados: Centro do Expedito, Monte Cristo, Matões Pereira e Boa Esperança. Com as intervenções, o Governo visa desenvolver e executar políticas de saneamento básico, com foco na distribuição de água, nessas áreas.

“Seguimos cumprindo várias atividades do Governo do Maranhão em todo o estado. Em Codó estamos iniciando, através da Secid, as obras de saneamento básico no âmbito do programa Maranhão Quilombola, aqui na área rural de Codó. Aqui, estamos fazendo uma revitalização de todo sistema de água e melhorando as vias de acesso à comunidade ”, destacou o titular da Secid, Márcio Jerry.

No quilombo Centro do Expedito, as atividades iniciam com o tratamento da rede de água. Além disso, serão executados serviços de melhoria da estrada que dá acesso à localidade.

Para Cleonice Castro, de 66 anos, as obras eram aguardadas há anos pelos moradores. “A primeira vez que estão vindo melhorias aqui para nossa comunidade. São longos anos de espera e só temos a agradecer ao Governo pelos benefícios”, disse.

Nesses territórios ocupados por comunidades quilombolas, a exemplo do Centro do Expedito, onde a principal alternativa de vida é a economia do coco babaçu, há dificuldades quando se trata de utilização de água.

Antônio Domingos, de 51 anos, comemorou a chegada dos benefícios. “Estamos acreditando que agora as melhorias tanto no abastecimento de água tratada quanto da estrada serão realidade. É um grande sonho de todos nós”, afirmou.

Além de Codó, também estão na programação da Secid as comunidades quilombolas nos municípios de São Vicente Férrer, São Bento, Viana, Central do Maranhão, Guimarães, Serrano do Maranhão, Pastos Bons, Bacabal, Pindaré Mirim, Vargem Grande e Icatu.

Programa Maranhão Quilombola

O Programa Maranhão Quilombola foi instituído pelo Decreto Estadual Nº 30.981/2015, é implementado através de estratégias (Rotas Quilombolas, Caravana Maranhão Quilombola e Selo Quilombos do Maranhão) e ações de políticas públicas em municípios com comunidades quilombolas em parcerias com secretarias e órgãos do governo estadual, demais entes federados e a iniciativa privada, para garantia de melhores condições de vida à população tradicional quilombola, sob a coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial.

Agência Secap – Governo do Maranhão