Hospital Universitário da UFMA recebe doação de equipamentos da Vale

Com muita alegria e gratidão, a gestão do Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Ebserh, recebeu formalmente, na manhã da quinta-feira, 5, sistemas de alto fluxo e monitores multiparamétricos doados pela Vale, para auxiliar no combate à pandemia da covid-19 e posterior utilização para outras comorbidades. Os equipamentos têm valor estimado de 306 mil reais.

O HU-UFMA é referência em atendimentos de alta complexidade no Estado do Maranhão e, durante a pandemia, se tornou retaguarda para a assistência de pacientes graves com covid-19 em unidades de enfermaria e unidades de terapia intensiva.

Os sistemas de alto fluxo de oxigênio são a melhor terapia no suporte respiratório aos pacientes mais críticos, por isso é de grande relevância a união de forças e o fortalecimento de relações interinstitucionais em benefício da sociedade.

A doação realizada pela Vale contempla cinco unidades de sistema de alto fluxo, cinco circuitos de ventilação de alto fluxo, sete monitores multiparamétricos e 25 cânulas nasais de alto fluxo com a finalidade de contribuir para a situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia da covid-19, uma vez que, cumprindo seu papel social, tem o objetivo de contribuir na mitigação dos impactos decorrentes da pandemia.

Participaram da solenidade de entrega a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages e sua equipe de governança, o médico da Vale, Leonardo Tavares Câmara, e, no formato on-line, houve a participação do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho; da gerente de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares; e demais representantes da Vale e UFMA.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, reforçou a importante contribuição que a Vale tem dado para o hospital, principalmente neste momento desafiador. “Tenham certeza de que toda contribuição que tem sido entregue a esta casa está recebendo todo um cuidado para que ela chegue na cabeceira de leito dos pacientes. O que estamos recebendo não servirá só para o combate à covid, mas para tantos outros atendimentos oferecidos na instituição, não sendo só importante no processo assistencial, mas também sendo fundamental para a formação de nossos alunos e de toda nossa equipe de saúde. A palavra que resume bem este momento é gratidão. Obrigada pela parceria de sempre.”

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, reforçou que o hospital tem um papel essencial para a sociedade e quem chega aqui vem em busca de uma esperança de poder recuperar a sua saúde. A parceria com a Vale tem sido fundamental para que possamos nos fortalecer e reforçar nosso papel, principalmente nessa árdua travessia da pandemia. “A entrega desses equipamentos vai dar um suporte respiratório aos nossos pacientes não só de covid, mas com outras complicações. São extremamente necessários, vão nos ajudar a dar uma qualidade melhor na assistência. Destaco minha alegria em poder celebrar este momento de cooperação para salvar vidas”.

A gerente de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares, ratificou que o olhar da instituição é sempre voltado para o benefício da comunidade, e que a Vale enxerga a importância da parceria com a UFMA, pois, dessa forma, é possível concretizar muitos projetos importantes. “É uma grande alegria para nós. Sabemos da grandiosidade que o ato de salvar vidas representa não só neste momento de pandemia. Temos certeza que esses equipamentos serão muito bem utilizados, não se restringindo a benefícios só aos pacientes, mas também aos profissionais que vão contar com equipamentos de ponta.”

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Ebserh, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente a elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para a melhoria dos serviços prestados.

Por: Danielle Morais/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário
Revisão: Jáder Cavalcante