IEMA certifica adolescentes da Funac em cursos profissionalizantes

“Esse curso nos faz pensar de uma forma diferente, é uma oportunidade para batalhar por algo melhor para o futuro. Eu fiz o curso de informática e aprendi bastante. Hoje, eu acho fundamental esse conhecimento, pois vivemos conectados e a informação é útil para nossa formação profissional. Espero participar de mais cursos iguais a este”, frisou João, adolescente que cumpre medida socioeducativa em uma unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em São Luís, sobre a oportunidade de concluir um curso profissionalizante.

Encerrando o segundo módulo do 3º Ciclo dos Cursos Profissionalizantes nas unidades da Funac, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), certificou 80 adolescentes no cursos de Barbearia, Pintor de Obras, Instalador Hidráulico, Informática Básica e Manutenção de computadores e de ar-condicionado, nas unidades da Região Metropolitana de São Luís, neste mês de junho.

A formação profissionalizante é o caminho para ressignificar a trajetória de vida de adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A respeito disto, a presidente da Funac destacou durante as certificações que “a educação e a formação profissional são o norte da atividade socioeducativa, pois é este entendimento que possibilita aos adolescentes ter a oportunidade de aprender novos conhecimentos, de se conhecer e traçar um novo rumo”.

“A certificação é um momento de vitória para os adolescentes e suas famílias, assim como para os profissionais que atuam na socioeducação. Celebrar esta conquista é dizer que acreditamos no potencial desses adolescentes e que eles têm uma nova chance”, parabenizou Sorimar.

O secretário adjunto de educação profissional e inclusão social da Seduc, André Belo destacou a relevância da ação: “esse é um projeto que nos dá muito alegria, porque ele consegue de fato ser uma oportunidade, possibilita aos adolescentes sonhar com um futuro concreto, trabalhar, ter o seu negócio, e tudo começa a partir destes cursos, com o certificado. É algo simples, mas que tem um impacto significativo na vida deles. E isso nos dá orgulho de participar, de contribuir”.

A ação intersetorial IEMA/Funac é aplicada com uma metodologia adequada ao atendimento socioeducativo, com cursos mais rápidos, aliando teoria e prática, com articulação das equipes técnicas da Funac, das coordenações e professores do IEMA. “Essa parceria tem a sensibilidade de compreender o atendimento socioeducativo e desenvolver uma proposta única, que tem dado oportunidade para muitos adolescentes por meio da profissionalização. Agradecemos ao trabalho de todas as equipes envolvidas”, frisou a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz.

Agência de Notícias