Juventude Maranhense participa de eleição para composição do Conselho Estadual de Juventude biênio 2022-2023

Realizada na manhã desta sexta-feira (05), a Eleição para composição do Conselho Estadual da Juventude biênio 2022 e 2023. O momento reuniu organizações e movimentos juvenis para a escolha dos titulares e suplentes das 15 cadeiras da sociedade civil.

Durante o processo de inscrição se inscreveram 31 entidades e movimentos, no qual se fizeram presente para a eleição que foi realizada de forma segmentada de acordo com a composição do conselho. Hoje o Cejovem tem a composição de 30 cadeiras, sendo 15 do poder público e 15 da sociedade civil, que é organizada nos segmentos: Religioso, Indígena, LGBTQIA+, Juventude Partidária, Estudantes Secundaristas, Juventude Negra, Feministas, Rural, Movimento de Cultura e Esporte, Estudantes Universitários e Jovens com Deficiência.

O representante do Unalgbt, Lucas Moraes, declarou a valiosa importância do Movimento LGBTQIA+ sobre estar ocupando os espaços de discussões no que tange políticas públicas de juventude para este segmento.

“É de extrema importância o movimento LGBT estar debatendo e construindo políticas públicas e quando falamos de juventude, falamos da busca incansável por direitos e por ter a sua voz ouvida. A UNALGBT acredita que é apenas ocupando os espaços de poder que conseguiremos cada vez mais colorir a cidade, estando mais presentes nas escolas, faculdades, debatendo cultura, saúde e direitos sociais” declarou o Lucas.

A representante do Movimento Negro, Karina Muniz, destacou a importância de debater a juventude negra dentro dos espaços, e o Conselho de Juventude é esse espaços onde a juventude pode ser ouvida.

“A importância do conselho é exatamente a gente começar a pensar articulações urgentes para comunidade jovem, a violência está cada vez crescendo para nossa juventude Negra, preta e periférica, eu acho que essa é uma das nossas primeiras ações de planos de ação mais urgentes começar a pensar sobre a violência, emprego e renda” disse Karina.

O representante do Movimento Universitário, Rommel Botafogo, enfatizou as realidades dos jovens universitários em situação de vulnerabilidade, e o conselho vem com essa responsabilidade de respaldo para as juventudes.

“Eu entendo que é Importante a presença do universitários no conselho principalmente porque a gente vive e convive com várias realidades de estudantes que estão em situação de vulnerabilidade, então conselho ele precisa pensar políticas públicas, apresentando projetos que possam incluir esses estudantes e eles tenham a oportunidade de estudar” falou Rommel.

A presente eleição foi conduzida pela Presidente da Comissão Eleitoral Tatiana de Jesus Ferreira Pereira, Secretaria de Estado da Juventude e atual Presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejovem), ela destacou a participação no Cejovem como controle social na condução das políticas públicas de juventudes.

“Hoje é um dia muito importante para a composição do Conselho de Juventude por parte das entidades que irão fazer papel importantíssimo de acompanhar, fiscalizar as ações e com certeza fortalecer o papel fundamental do governo do Estado na parceria fundamental de ações focada juventude do Maranhão, a gente fica muito feliz de ter uma grande composição, grande representatividade no espaço democrático como esse que é o Cejovem, e hoje as eleições aconteceram de forma segmentada e cada entidade conseguiu definir as principais entidades que irão compôr o Conselho e com certeza avançar ainda mais no espaço fundamental da democracia do Maranhão” destacou a Secretária.