Liga Acadêmica de Odontologia da UFMA cria cartilha para dentistas que atuarão durante a pandemia

Seguindo as recomendações da Organização mundial da Saúde de restringir o convívio social para evitar a propagação do novo coronavírus, o Conselho Federal de Odontologia e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira propuseram a atuação do cirurgião dentista reduzida ao atendimento de urgências e emergências odontológicas. Diante desse novo cenário, membros da Liga Acadêmica de Diagnóstico Bucal (Liadb) do curso de Odontologia da UFMA produziram uma cartilha com orientações para os profissionais que atenderão sob essas orientações.

Segundo a coordenadora da Liga, a professora Erika Pereira, o trabalho ocorreu via encontros virtuais semanais, e o projeto foi escrito com base na literatura disponível sobre a temática. Para ela, a necessidade de adequação aos atendimentos de urgência e emergência odontológicos neste momento de pandemia motivou a equipe.

“A contribuição da Liga será ajudar no conhecimento e aplicação das medidas preventivas para evitar contaminação do dentista, de sua equipe e também a contaminação cruzada entre os pacientes”, explicou Pereira.

A cartilha explica todas as etapas para o cuidado com a saúde do profissional e dos pacientes desde o pré-atendimento, que ocorrerá via telefone para saber se o paciente apresenta sintomas de gripe, até o descarte do material utilizado no procedimento, que deverá ser realizado de maneira adequada para evitar a contaminação de terceiros.