O pastor Lúcio Barreto Júnior, conhecido por “Lucinho”, falou sobre depressão e suicídio pelas suas redes sociais, no último domingo (2). Ele publicou uma mensagem de apoio à campanha Setembro Amarelo, criada com o objetivo de alertar as pessoas sobre a depressão.
Em seu Instagram, ele deixou um alerta: “Não corte seu pulso porque alguém já teve o Dele perfurado por você”. Ele também afirmou o quanto é importante espalhar essas mensagens aos amigos e familiares.
“Converse com as pessoas, especialmente as mais próximas, e que parecem menos prováveis de se matar, porque muitas vezes são essas que estão mais perto de uma tentativa”, disse. “A depressão e o suicídio não são falta de Deus”, revelou.
Caso de suicídio recente
No dia 25 de agosto, o pastor Andrew Stoecklein, de 30 anos, da igreja Inland Hills, Califórnia, EUA, cometeu suicídio. Ele sofria de depressão e ansiedade. A notícia causou surpresa e indignação por parte de milhares de cristãos. Por outro lado, deixou claro que esse tipo de problema também atinge aqueles que são firmes na fé.
Sobre a campanha “Setembro Amarelo”
A campanha criada em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) visa conscientizar sobre o problema da depressão e prevenir casos de suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados com auxílio de um profissional.
Segundo as estatísticas, o “mal silencioso” é a causa da morte de pelo menos 32 pessoas por dia, no Brasil. Atualmente, a Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP) estimula a divulgação da campanha e, no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.
Fonte: Gospel Prime