Mais de um milhão de brasileiros pediram quitação de pendências na Justiça Eleitoral

Este ano, mais de um milhão de cidadãos brasileiros residentes no país e no exterior pediram a quitação de pendências com a Justiça Eleitoral no período de 17 de abril a seis de maio, quando se encerrou o prazo para solicitações. Os dados são parte do levantamento divulgado pelo próprio TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

Minas Gerais foi o estado com maior número de requerimentos, mais de 118 mil. Já o Distrito Federal foi a unidade federativa que teve menos solicitações: pouco mais de três mil.

Agora, o TSE tem até o dia três de junho para analisar as requisições e divulgar o número de eleitores que poderão efetivamente votar neste pleito.

Além disso, outras quatro milhões e 400 mil pessoas de 17 estados, que estavam com o documento suspenso por não terem participado do cadastramento biométrico, foram reabilitadas a participar das eleições municipais de 2020.

Por causa do combate à pandemia do novo Coronavírus, todo o atendimento foi feito via internet. Só a página de atendimento dos Tribunais Regionais Eleitorais, criada exclusivamente para o suporte remoto à população, recebeu mais de cinco milhões e meio de acessos durante o período de regularização da situação eleitoral.

Rádio Agência Nacional