Mensagem Governamental destaca ações de enfrentamento à pandemia e reitera compromisso com o Parlamento

O secretário-chefe da Casa Civil, deputado licenciado Marcelo Tavares (PSB), representou o governador Flávio Dino (PCdoB) na sessão solene de abertura dos trabalhos da terceira sessão legislativa da 19ª Legislatura, presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, deputado Glalbert Cutrim (PDT), na manhã desta terça-feira (2).

Tavares leu a Mensagem Governamental entregue ao deputado Glalbert Cutrim, que destaca as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“O Estado do Maranhão enfrentou, em 2020, seu maior desafio. Certamente o maior da história do Brasil e do mundo: a pandemia da Covid-19. As relações pessoais foram totalmente transformadas, por força da pandemia. De um lado, sofremos dia após dia com a imensa perda de 4.500 maranhenses. Por outro, destaco a grandiosidade do amor e da solidariedade em todo o nosso estado”.

Cooperação

Marcelo Tavares prosseguiu: “Estabelecemos uma corrente de cooperação que uniu todas as áreas e segmentos da sociedade, além dos poderes e instituições em prol de um objetivo comum: proteger e defender a população, principalmente aquelas pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Mantivemo-nos permanentemente orientados pelo Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, seguindo a ciência e os profissionais da saúde”.

Ele disse que, com isso, o Governo do Estado tomou as medidas necessárias para a proteção e defesa da vida, assim como a busca pela preservação da economia, abalada em todos os lugares do mundo. “Nós estabelecemos uma corrente de cooperação que uniu todas as áreas e segmentos da sociedade, além dos poderes e instituições em prol de um objetivo comum: proteger e defender a população, principalmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade”, acrescentou.

“Lockdown”

A Mensagem Governamental ressalta que o Maranhão foi o primeiro estado a declarar o “lockdow” no Brasil. “Uma atitude corajosa que, somada ao plano da reabertura gradual da economia e às outras medidas complementares, foram fundamentais para que, durante todos os meses de pandemia, o Maranhão estivesse entre os estados da federação que apresentaram maior estabilidade na curva de contaminação, menor número de vítimas por cem mil habitantes e nível controlado de ocupação da rede estadual”.

Iniciativas

Dentre as medidas tomadas no enfrentamento à pandemia, a Mensagem Governamental destaca a aquisição de 187 respiradores, adquiridos na China; doação de aproximadamente 306 mil sextas básicas; forte expansão da rede estadual de saúde, com 13 hospitais abertos ou ampliados em 100 dias, que deixam como legado para a população mais 496 leitos permanentes;  na produção, pela população carcerária, de mais de um milhão de máscaras e jalecos aos servidores da saúde e na criação do Plano Emergencial de Empregos, que conseguiu executar investimentos da ordem de R$ 500 milhões, e manter o nível de emprego.

Esperança

A Mensagem Governamental manifesta esperança no novo ano que se inicia, desejando dias melhores, com a chegada da vacina. “Não medimos esforços para que esse dia chegasse. Já estamos colocando em prática o nosso plano estadual de vacinação. Esperamos, agora, que todos os maranhenses sejam imunizados e voltemos à normalidade das atividades econômicas e sociais”.

“Desejo que 2021 seja um ano de superação de desafios e de grande união entre o Governo do Estado e demais poderes. Nosso compromisso com a democracia e com cada família de nosso estado é inabalável. Reitero o nosso pedido de apoio ao Parlamento Estadual para prosseguirmos irmanados nesse esforço de união para superarmos o mais rápido possível as intempéries que enfrentamos e para que possamos continuar a caminhada de construção do Maranhão de todos nós”, conclui o governador Flávio Dino.