Moradores da Rua 15 de Novembro, no Bairro Santo Antônio, denunciam a falta de assistência dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias responsáveis pelas áreas. De acordo com os moradores eles não recebem visitas há muito tempo. Depois que alguns se efetivaram, deixaram de cumprir com suas obrigações. Entre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde, estar a realização de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais e manter os cadastros atualizados e orientação das famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as é até agendando consultas, exames e atendimento odontológico. Um dos critérios dos agentes de saúde é residir na área da comunidade que vai atuar.
Os agentes de endemias são responsáveis pelas vistorias das residências, para buscar focos endêmicos e orientações as doenças infecciosas. A dengue representa um grande desafio para gestores e profissionais de saúde e sabemos que um componente importante é o envolvimento da comunidade no controle dos mosquitos transmissores de doenças, tanto os agentes de saúde e agentes de endemias, trabalhando diretamente com a comunidade, são atores importantes para obtenção de resultados.
“Fico preocupado porque estamos vivendo uma epidemia e não há uma fiscalização e orientação maior sobre os cuidados”, disse a estudante Beatriz Soares.
Para a Moradora Adriana do Bairro Santo Antônio, embora o quintal dela esteja bem limpo e aparentemente sem qualquer indício de foco de Dengue, a preocupação da mesma, é em relação às casas vizinhas, nessa chuva, é perigoso, disse.
Percorremos algumas residências nos bairros da cidade, para ver como estão as visitas dos agentes de endemias.
Na casa de Maria Domingas, deixaram de visitar há muito tempo que até a ficha de visita ficou velhinha, impedindo a visualização das datas de visitas.

No Bairro Santa Filomena já é diferente, a moradora Maria Edite Nunes, residente na rua 24 de agosto, diz que “ O agente de endemias sempre passa, só não passa o agente de saúde”.
Na casa de Jeferson, no Bairro São Pedro, há muito tempo não foi recebida visita em sua residência, conforme a ficha de visita abaixo;

Na casa de Antonia Tavares a última visita dos agentes de endemias foi registrada no dia 26 de maio de 2016.

Procuramos a Coordenadoria dos Agentes de Endemias, a Senhora Karen informou que os agentes de endemias devem realizar visitas uma vez entre 2 meses e que os moradores podem registrar suas reclamações na ouvidoria municipal.