O período da Páscoa é um dos tempos em que o chocolate está em mais evidência. Terror dos que lidam com dietas rumo a uma vida mais saudável, a boa notícia é que o chocolate nem é tão vilão assim e nem é preciso cortá-lo drasticamente da sua vida.
De acordo com a nutricionista Larissa Matos, um dos benefícios mais conhecidos é a sensação de bem-estar causado pela liberação do hormônio serotonina. “O chocolate melhora a função cerebral, a circulação sanguínea e ainda faz bem ao coração”, esclarece a profissional.
A nutricionista também explica que ser rico em gordura e calorias é um dos principais benefícios do chocolate porque fornece mais energia ao corpo, mas este é também um dos principais malefícios. “O consumo excessivo de gorduras trans, presente no chocolate, eleva os teores do colesterol ruim e reduz os níveis de colesterol bom no sangue”. Ela ainda completa: “Se exagerar, você vai engordar!”.
Por outro lado, o chocolate amargo pode se tornar um aliado para a deita. Por ter maior concentração de cacau, esse tipo aumenta a sensação de saciedade e libera controles para o cérebro que inibem a vontade de comer outro tipo de doce.
Por fim, a nutricionista orienta: “Não é preciso resistir ao chocolate, basta consumi-lo com moderação, como parte de uma dieta equilibrada”. E, claro, sempre ter um acompanhamento profissional.