Blog do Leonardo Alves - Compromisso com o Leitor!

Oficiais de justiça e comissários aprendem técnicas de defesa pessoa

Oficiais de justiça e comissários da infância e juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão participam, nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), na Escola Superior da Magistratura (ESMAM), do curso Segurança Pessoal no Cumprimento de Mandados Judicias.

O desembargador Froz Sobrinho, diretor da escola judicial; e o tenente-coronel Alexandre Magno, o diretor de Segurança Institucional do TJMA, participaram da abertura da capacitação.

“Estimulo a todos que procurem sempre se atualizar dentro das novas estratégias e abordagens de segurança necessárias ao bom cumprimento de suas funções”, disse o magistrado, ao dar as boas vindas aos servidores.

Os inscritos no Módulo I receberam orientações básicas sobre segurança pessoal em vias públicas, segurança da família, técnicas de defesa pessoal, reação, fuga e sobrevivência urbana. O conteúdo inclui ainda o planejamento operacional no cumprimento de mandados, noções de inteligência e análise de incidência criminal.

Um capítulo específico expôs ações modernas e orientações técnicas de segurança para cumprimento de mandados, tecnologias, abordagem para mandados de risco, além de orientações para aproximação institucional com órgãos de segurança pública.

O segundo módulo, mais avançado, orienta sobre técnicas de defesa pessoal com planejamento operacional, uso e manipulação de imagens (drone e satélite), técnicas de localização de pessoas, busca de dados em fontes abertas, noções de combate em vias públicas e em ambiente confinado.

“São conceitos e técnicas de segurança fundamentais para os profissionais que atuam como oficiais e comissário em diligências de risco. A partir do estudo de medidas preventivas e históricos de agressões a agentes públicos, é possível avaliar e prevenir situações de perigo presentes no exercício dessas atividades”, explica o professor Hipólito Alves Cardozo, da Unidade de Inteligência da Polícia Federal.

A programação integra as atividades da Semana de Valorização dos Oficiais de Justiça, aberta na segunda-feira (25), No Fórum de São Luís. O evento é promovido pelo TJMA em parceria com a ESMAM e a Corregedoria-Geral de Justiça.

Comunicação Social do TJMA

Categoria: Notícias
error: Content is protected !!