Toda vida deve ser festejada, e, se esta for marcada por uma história de superação, merece ainda mais uma grande celebração. Foi o que aconteceu com a paciente Flávia Almeida, 49 anos, internada na UTI Covid do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Com 26 dias de internação lutando pela vida, Flávia teve uma surpresa nesse domingo, 21. Uma festa de aniversário preparada com todo o carinho pela equipe multiprofissional que atua na UTI Covid. O momento teve balões, bolo e votos de muita saúde para comemorar mais um ano de vida. Essa foi mais uma das ações desenvolvidas para levar um pouco de carinho e amor aos pacientes que estão isolados e longe de seus familiares e amigos por causa da Covid-19. A equipe multiprofissional se esforça para, além da assistência, se tornar uma rede de apoio capaz de auxiliar o paciente em dias tão difíceis.
Em um vídeo gravado pelos profissionais, Flávia Almeida falou emocionada sobre a surpresa: “Eu amo vocês. Eu não viveria isso aqui sozinha se não fossem vocês me ajudando. Primeiro Deus, depois vocês. Então eu não fiz isso aqui sozinha, foi com a ajuda de vocês, principalmente o amor”.
Para os profissionais de saúde que atuam no combate ao Coronavírus, que hoje é considerado um dos maiores desafios da saúde no Brasil e no mundo, a vitória de cada paciente ganha um sentimento de dever cumprido, força e ânimo para continuar lutando por mais vidas. Assim, a luta e o sofrimento que são potencializados pelo afastamento necessário de familiares e amigos, abrem espaço para a formação de novos laços, unidos pelo cuidado que enxerga o paciente muito além de suas necessidades clínicas.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressalta a importância desse tipo de ação para a melhora do quadro de cada paciente. “Ações espontâneas das equipes que visam ao bem-estar do paciente têm uma grande importância para nós, da gestão, pois mostra quanto os profissionais estão envolvidos e empenhados na prestação de um serviço de qualidade. E a maior alegria em ver ações como essa é poder afirmar que os nossos pacientes com Covid se encontram em isolamento, mas jamais sozinhos.”
Ascom UFMA