Policiais militares que compõem o efetivo da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSIGM) participaram do Curso de Tiro Defensivo. A instrução ocorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro, no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), localizado no bairro do João Paulo, em São Luís.
O treinamento foi ministrado pelo tenente da Polícia Militar, Francisnei de Oliveira Lima, oficial do Gabinete Militar do Governador do Estado do Maranhão (GMG).
O desembargador Raimundo Barros, presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional, destacou que a capacitação dos profissionais de segurança dos tribunais é uma das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Estamos nos empenhado cada vez mais em ter um resultado positivo em todas as ações da Comissão de Segurança, e com o esforço de várias gestões que vêm apoiando todas as atividades”, declarou o magistrado.
TREINAMENTO – Coordenado pela equipe de oficiais da Diretoria de Segurança e sob orientações da tenente-coronel Claridelma Barros Mesquita, o curso foi dividido em duas etapas que consistiram na parte teórica e a ação prática.
Segundo a oficial, o treinamento foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar conhecimentos juntos aos policiais e bombeiros militares que compõem a diretoria no que se refere ao manuseio dos armamentos utilizados no serviço diário.
De acordo com o diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar, tenente-coronel Alexandre Magno Nunes, o treinamento proporcionou aos alunos uma capacitação adequada para o enfrentamento de situações reais. “O curso vai padronizar o procedimento dos militares quanto ao uso do armamento e equipamentos utilizados pela segurança institucional do Tribunal de Justiça”, enfatizou.