Prefeito Francisco Nagib fala sobre Faculdade de Medicina para Codó

Avaliadores em Codó (junho de 2015)

Em junho de 2015 nosso município recebeu uma visita técnica formada por representantes do MEC e Ministério da Saúde, que visitaram a região em caráter avaliativo para a instalação do curso de graduação em Medicina na cidade de Codó. Na oportunidade, o agora ex-prefeito Zito Rolim e o então Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, acompanharam Professor João Batista Cavalcante da Universidade Federal de Sergipe, Professor Alexandre Melo, da Universidade Federal da Paraíba, para conhecerem toda a estrutura da saúde de Codó e sua regional.

Em novembro, ainda  de 2015, saiu a avaliação e ela foi positiva, Codó reúne as condições para receber um curso. À época, Zito, então prefeito, comemorou.

“Estávamos muito ansiosos por essa resposta. Recebemos os técnicos, apresentamos toda a nossa estrutura e o nosso potencial para receber este curso de medicina. E agora recebemos essa grande notícia de que Codó tem o parecer técnico favorável para receber o curso, isso significa que estamos caminhando bem rumo a realização desse grande sonho. Ficamos muito felizes com mais esta conquista, mais este importante passo, que poderá mudar muita coisa em nossa cidade e beneficiar a nossa população em diversas áreas. Fico satisfeito que mais essa boa noticia tenha ocorrido em nossa administração, pois lutamos muito por essa conquista, que poderá ser um divisor de águas na história de nossa cidade”, comentou

DEPOIS DE 2015

Nagib acredita na chegada do Curso de Medicina e outros

Depois disso ficou a promessa do lançamento do edital para que as faculdades se apresentassem para concorrer. Algumas visitaram a prefeitura de Codó (FACEMA/ESTÁCIO e outras)

Só na sexta-feira, 8, o atual prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), trouxe à tona o assunto numa entrevista concedida ao jornalista Alberto Barros, via FCFM.

“Após a nossa vitória eu e o nosso vice Ricardo Torres estivemos em Brasília, conversamos com o ministro Mendonça Filho, estivemos também com o Ministro da Saúde Ricardo Barros, nos dois ministérios tentando articular e tentar, o mais rápido possível, homologar esse curso, fazendo com que saia uma edita e que, através deste edital, possa proporcionar o curso de medicina na cidade de Codó”, iniciou o prefeito

A BOA NOVA

Nagib garantiu que recebeu uma ligação de Brasília dando-lhe a informação de que o processo de lançamento do edital está próximo, mas ainda não citou datas.

“E ontem (7/dezembro) eu recebi a ligação do Ministério dizendo que o processo tá andando, dizendo que a qualquer momento pode sair a portaria que autoriza as faculdades mantenedoras, aquelas faculdades que têm interesse em colocar a faculdade de Medicina em Codó, a se apresentar ofertando a melhor proposta, melhor trabalho, melhor plano de estudo para que o Ministério possa decidir qual a faculdade que eles irão autorizar administrar o curso de Medicina”

OUTROS CURSOS

Confiante,  o prefeito do município foi além da esperança de ver implantado o curso de Medicina  em Codó nos próximos meses, disse que após a implantação da faculdade de Medicina as portas se abrirão para outros cursos de graduação citando Direito, Odontologia, Enfermagem e até Administração.

“Então a boa nova que eu posso dá nessa manhã de sexta-feira (8) é dizer que estamos trabalhando para que a gente consiga o tão sonhado curso de medicina pra cidade de Codó, isto é um sonho e que cada vez mais está próximo da realidade. Nós estamos trabalhando muito em Brasília junto com os assessores dos ministros para que logo, logo esta portaria saia e este edital chame as faculdades mantenedoras para executar e a gente conseguir dá andamento nesse processo que, consequentemente, depois dessa faculdade de Medicina, vai vir Enfermagem, vai vir Odontologia, vai vir o Direito, Administração, Pedagogia, todos os cursos, tornando Codó um verdadeiro pólo educacional, polo de faculdades”

Fonte: Blog do Acélio