Programação com mais de 20 eventos científicos celebra os 50 anos de Comunicação Social da UFMA

Em comemoração ao cinquentenário do curso de Comunicação Social do Câmpus São Luís da Universidade Federal do Maranhão, o respectivo departamento acadêmico do curso realiza uma série de atividades que conta com palestras, webinário, minicursos e muito mais. A programação foi iniciada ontem, 15, com o Workshop “Produção e texto de programas jornalísticos para rádio e TV”, que foi ministrado pela professora Josie Bastos e seguirá até 11 de agosto.

Em decorrência do cenário de pandemia da Covid-19, a programação científica será realizada de maneira remota. As atividades serão promovidas pelos professores e grupos de pesquisa em diferentes áreas do Departamento de Comunicação Social para atender os diferentes temas e interesses.

“Essa programação marca a evolução do curso ao longo desses 50 anos, com a possibilidade de oferecer mais de 20 eventos científicos organizados pelos professores mestres e doutores do Departamento. Eles orientam atividades de pesquisa de grande relevância para a área”, contou Carlos Benalves, chefe do Departamento de Comunicação Social e professor de curso de Rádio e TV.

HISTÓRIA

Segundo Benalves, o curso foi fundado em 1970 e contou com o apoio dos professores da USP para a sua efetivação em São Luís. No início, contou com duas habilitações, Jornalismo e Relações Públicas, e apenas em 1986, foi incorporado o curso de Radialismo.

Para ele, a história do curso se confunde com a história da comunicação no Maranhão. “Nós temos exemplos de grandes profissionais no mercado de comunicação local oriundos do curso de Comunicação da UFMA e, certamente, em 50 anos de atuação já foram inúmeros profissionais formados, uma colaboração muito importante para a comunicação social do nosso estado e, também, para o país. A consolidação dessa área como campo científico nos oportuniza entendermos a sociedade a partir da discussão da comunicação”, revelou.

ESPAÇO DE INTERAÇÃO

Além de toda a programação científica, a coordenação do evento desenvolveu, ainda, um espaço de interação para guardar as memórias e divulgar as histórias daqueles que vivenciaram e fazem parte do Curso de Comunicação Social da UFMA.

“A ideia é mostrar, a partir das fotos e mensagens no Instagram, as pessoas que fizeram parte dessa história “, finalizou Benalves.

Ascom- UFMA