Projeto Ciência & Prevenção realiza doação de álcool glicerinado a instituições maranhenses

Há pouco mais de um mês, a Covid-19 chegou à capital maranhense e, em curto período de tempo, atingiu grandes proporções, levando à escassez de produtos em hospitais e entidades filantrópicas. Diante da problemática, docentes, técnicos e estudantes da UFMA dos cursos de Química e Química Industrial tiveram a iniciativa de produzir álcool glicerinado 80% e realizar doação a diversas entidades que necessitavam do produto em suas atividades diárias.

A escolha desse produto foi estratégica pelo fato de os insumos necessários para a produção serem mais fáceis de obter. Ampliando as atividades, também iniciaram a produção de álcool em gel recentemente. O grupo atingiu outros níveis no desenvolvimento do projeto e já destina as doações para além do Hospital Universitário da UFMA, fornecendo os produtos à Fraternidade “O Caminho”, Fundação Antônio Bruno e Apae.

Para realizar esse trabalho e conseguir atender à demanda, a equipe envolvida conta com graduandos, mestrandos e doutorandos, voluntários dos cursos de Química e Química Industrial, além de professores e técnicos dos departamentos de Tecnologia Química Industrial, Química e Engenharia Química. Uma das voluntárias, a discente Rebecca Araújo, do Curso de Química — Bacharelado, contou como tem sido a experiência e como o projeto contribui em sua formação.

“Além da experiência no laboratório e do conhecimento adquirido, é muito gratificante estar participando dessa luta contra a Covid-19, em que usamos a ciência em prol da sociedade. Com certeza, é algo que vai marcar para sempre nossas vidas tanto no aspecto social como acadêmico. Além de ser um trabalho prazeroso, essa produção tem agregado bastante conhecimento a todos os voluntários, já que se trata de uma produção em larga escala e que simula o mercado de trabalho. A equipe é muito eficiente, e, portanto, a produção é rápida e eficaz. Mais uma vez, a Química e a Química Industrial têm demonstrado serem cursos de excelência”, relatou.

O professor coordenador do projeto, Ulisses Nascimento, do Departamento de Tecnologia Química, contou que o engajamento dos alunos no projeto os deixa muito orgulhosos, pois demonstram o interesse em sua formação profissional, bem como o papel que têm na sociedade. 

“É muito gratificante participar de um projeto que contribui diretamente com a sociedade na luta contra a maior crise sanitária da atualidade. Em relação aos alunos voluntários, além de ser gratificante para eles, têm participado de um processo de produção em escala semi-industrial, sendo assim, tendo um ganho também na sua formação por essa experiência de trabalho”, afirmou.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.

 

UFMA