Projeto da UFMA Campus de Codó é premiado no I Fórum de Extensão e Cultura da PROEC

No dia 11 de dezembro, durante o IX Fórum de Extensão e I Fórum de Extensão e Cultura da UFMA, evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), foi apresentado o “Biodiversidade Zoológica itinerante como forma de educação ambiental”, um resumo da “Coleção Didática Zoológica da UFMA-Câmpus Codó” produzido por discentes do curso de Ciências Naturais-Biologia do Câmpus de Codó e coordenado por José Orlando de Almeida Silva, professor e biólogo mestre em Zoologia.

O projeto, que foi desenvolvido sem financiamento, recebeu o prêmio de primeiro lugar no Fórum de Extensão na categoria “Meio Ambiente” e no I Simpósio de Artrópodes na Amazônia, em 2019, na área de “Divulgação Científica & Educação Ambiental”. O professor José Orlando de Almeida Silva, coordenador do trabalho, declarou que há muita satisfação pelo reconhecimento que vem sendo obtido pela Coleção, por ver os alunos trabalhando com muita satisfação e comprometimento e pela alegria da comunidade escolar que participou desse momento.

O objetivo do trabalho foi apresentar aos alunos do sexto ao novo ano do fundamental a fauna de invertebrados em diferentes ecossistemas da cidade de Codó e circunvizinhanças. Além disso, busca contribuir à alfabetização científica desses alunos, conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar a fauna local, capacitar discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia para a divulgação do conhecimento sobre a diversidade zoológica do lugar e melhorar as condições de conservação do material didático.

As exposições foram realizadas no período de março de 2018 a junho de 2019, em 10 escolas do município: João Ribeiro, Remy Archer, Estêvão Ângelo de Sousa, Camilo Figueiredo, Governador Archer, Senador Alexandre Costa, Senador Archer, Renato Archer, Adoaldo Gomes e Neyde Magalhães Araújo. Além das exibições, os pesquisadores realizaram palestras a respeito das características gerais dos insetos e de sua importância para o controle de pragas na agricultura, além de exporem materiais da Coleção Didática Zoológica.

“Fiquei muito feliz em fazer parte dessa ação de extensão promovida pela UFMA, câmpus de Codó, uma vez que proporcionou contato com o público escolar, os alunos, assim como a direção e os professores. Todo o trabalho foi muito construtivo para a minha formação acadêmica e profissional, pois desde a fase de preparação do material didático zoológico até a apresentação dos resultados no IX Fórum de Extensão e I Fórum de Extensão e Cultura, tive a oportunidade de aprender técnicas e conteúdos específicos valiosos. Durante nosso trabalho, percebi nítido interesse dos estudantes quanto ao assunto ensinado, em virtude do material que foi apresentado. Sem dúvidas, sem o suporte do material didático, esse projeto não teria o sucesso que teve”, explicou o estudante Paulo Santos, integrante da equipe e quem apresentou o trabalho durante o Fórum.

Além do Paulo, o projeto teve a colaboração dos estudantes Raimundo Francisco Oliveira Nascimento, Mayara Fernanda Cabral da Rocha e Vanessa Luz Aragão. “Quando soube que a UFMA estava promovendo um vento 100% online e gratuito com foco em trabalhos de extensão, o IX Fórum de Extensão e I Fórum de Extensão e Cultura, conversei com meus amigos e concordamos em escrever e submeter um trabalho para este evento. Decidimos que eu iria apresentar e assim fiz. Conhecia o potencial do nosso trabalho, mas diante de outras ações empreendidas pelos demais Campus, não acreditava que iríamos ganhar menção honrosa em 1º lugar.

Acompanhei a premiação online e não acreditei quando o nosso trabalho, Biodiversidade Zoológica Itinerante como forma de Educação Ambiental, ganhou o 1º lugar dentro da área temática Meio Ambiente. Foi emocionante. Agora, com o reconhecimento da minha universidade em relação ao trabalho que participei, sinto desejo em continuar participando de ações de extensão vinculado ao ensino, não só para estudantes do Ensino Fundamental, como também no Ensino Médio”, contou.

Ascom UFMA

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos HTML :

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>