Regionais de Educação realizam ciclo de reuniões para alinhamento de ações do Mais Ideb

Para alinhar as próximas ações do Programa Mais Ideb, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) começou, na terça-feira (23), uma série de encontros com gestores escolares em todas as Unidades Regionais de Educação. Os encontros estão sendo comandos pelo secretário Felipe Camarão e iniciaram nas regionais de Timon e Caxias.

“Demos início às reuniões do ‘Mais Ideb’, para dialogarmos e realinharmos nossas ações para o segundo semestre de 2019. Para nós, os professores e estudantes são peças fundamentais para conseguirmos nosso principal objetivo, que é a melhoria da aprendizagem “, afirmou o secretário Felipe Camarão.

O secretário destacou, ainda, que muitas ações já foram implementadas, para que o Maranhão avance cada vez mais na qualidade da educação pública, como a implantação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), criado pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes. Durante as reuniões, estão sendo apresentados, ainda, os resultados individuais obtidos por cada escola, com o primeiro simulado realizado pelo Seama.

“Não basta a Secretaria fazer todo esforço, se não conseguirmos alcançar nossas comunidades escolares na ponta. Desta forma, faremos reuniões em todas as regionais, para falar pessoalmente com nossos gestores que priorizem e foquem nos nossos estudantes. É um trabalho em equipe, que deve ser executado diariamente com um único foco, a aprendizagem do estudante”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

Em Timon, a reunião contou com os gestores de 20 Centros de Ensino da regional, além de equipe técnica da Seduc e da Regional de Educação. “É uma honra recebermos o nosso secretário em mais uma visita à nossa regional. Isso só mostra o seu compromisso e competência. O mais Ideb não é só uma ação, ele faz parte de um grande projeto que está em andamento e que vai elevar muito os índices educacionais em nosso estado. Agora é trabalhar para que as notas subam ainda mais”, afirmou Regino Noleto, gestor da Regional de Timon.

Em Caxias participaram da reunião gestores de 40 escolas que pertencem à regional, entre eles Maria de Fátima Alves Bezerra, gestora da UI João Lisboa, que atingiu a nota de 4.1 no último IDEB. Para ela, o segredo é o compromisso.

“Espero que cada vez melhore. Que a gente consiga sempre se adequar às metas exigidas e necessárias para a melhoria da educação do Maranhão. A gente faz um trabalho coeso, participativo, envolvendo família, professores e estudantes e vamos continuar trabalhando cada vez mais a educação dos nossos estudantes”, disse a gestora Maria de Fátima.

“Para nós, da comunidade de Caxias, é uma grande honra termos o secretário aqui exercendo esse trabalho itinerante e necessário. A educação agradece e esperamos corresponder a expectativa com as melhores notas”, finalizou a gestora da URE Marciana Bezerra.

As reuniões prosseguirão em todo o estado. Ainda nesta semana serão realizadas nas regionais de São Luís, Codó e Chapadinha. E prosseguirão por todas as 19 Unidades Regionais de Educação do estado.

ASCOM