Reitora Nair Portela é homenageada em solenidade que celebrou o Dia do Enfermeiro

Em comemoração ao Dia da Enfermagem e à Semana Municipal de Enfermagemfoi realizada, nesta sexta, 24, uma cerimônia de homenagem aos profissionais enfermeiros na Câmara Municipal de São Luís, promovido pelo vereador Gutemberg Fernandes. Vinte e quatro pessoas receberam o certificado de gratidão pelos serviços prestados na área, entre elas a reitora Nair Portela e outras docentes do curso de Enfermagem da UFMA.

Em clima de muita emoção, foi brevemente rememoradaa trajetória dos homenageados, assim como o caminho percorrido pelos profissionais da área da enfermagem pelo direito a jornada de 30 horas de trabalho. O vereador pontuou que o gesto simbólico, para além da homenagem, leva a uma reflexão acerca da importância do profissional da enfermagem para a área da saúde.

“A enfermagem dentro do contexto assistencial é uma das profissões mais importantes. Porque são eles que ficam com o paciente durante todo o dia. São eles que têm uma contribuição científica imensa para os pacientes. Cinquenta e cinco mil profissionais de enfermagem no Maranhão e dois milhões no Brasil. É uma comunidade tão grande, que presta um serviço tão relevante e que não tem o respeito e a atenção devida do poder público. Fazemos isso em um gesto simbólico, representativo, uma forma de dizer muito obrigado a todos os enfermeiros e enfermeiras”completa.

A reitora Nair Portela agradeceu a homenagem e reiterou o papel dos profissionais de enfermagem no processo de atendimento ao público, uma vez que o compromisso com o público vai muito além da relação enfermeiro-paciente,mas inclui, ainda, a postura empática com aqueles que precisam de cuidados mais especiais.

“O enfermeiro sofre, ele vê o outro e se vê no outro. Por isso a sensibilidade da enfermagem, em atender com tanto carinho, tanta competência, porque ela vê no outro, ele próprio. E como que eu não quero ser bem atendido? Se eu quero ser bem assistido, eu preciso fazer a mesma coisa. A enfermagem faz isso. Há uma sensibilidade profissional e pessoal. Agradecemos aos nossos antecessores na condução da formação da enfermagem voltada para atender o outro com responsabilidade”, afirmou.

Dentre os demais homenageados está a professora Maria José Chaves, primeira presidente do Conselho Regional de Enfermagem ea atual superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos.

Portais UFMA