Com o intuito de oferecer um momento terapêutico e aliviar as tensões cotidianas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Participação Social e Supervisão de Projetos Especiais (SES), em parceria com o Hospital Nina Rodrigues, promoveu, nesta sexta-feira (7), a seus servidores, uma série de práticas integrativas, ligada à avaliação do sono, ao estresse, à ginástica laboral, a técnicas de relaxamento e a outras atividades.
O evento aconteceu no auditório da Secretaria-Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem (Sagea), localizado na Rua das Figueiras, s/n, Jardim São Francisco, (prédio do antigo Hotel São Francisco). O evento faz parte dos Projetos “Emaranhando Vidas”, da Seduc e do “Florescer, do Hospital Nina Rodrigues.
A supervisora de Projetos Especiais, Elisabeth Gomes, ressaltou que as atividades são de extrema importância para que os servidores possam executar, de forma saudável, as suas funções e revelou que, após os alongamentos, sentiu-se mais disposta para iniciar os seus afazeres.
“É um momento extremamente importante para nós servidores, que temos o trabalho no dia a dia. Hoje, como partícipe dessa atividade, eu estou me sentindo extremamente relaxada, porque realizamos uma atividade laboral, mexemos com o corpo, com a mente e estamos melhorando a nossa saúde. É importante trabalhar de forma saudável e a atividade de hoje foi muito satisfatória”, declarou.
Maria Jucilene, psicóloga da Seduc, esclarece que as atividades são importantes porque trabalha na prevenção dos problemas da saúde física e mental, dando às pessoas conforto e bem-estar, garantindo condições melhores para executar suas atividades diárias.
“Mais do que nunca a nossa sociedade precisa aprimorar, desenvolver a sua saúde mental. Nós trabalhamos constantemente para a promoção do bem-estar das pessoas. E esse é um evento que a Superintendência de Participação Social, comprometida com essa causa, promove para todos os servidores da Seduc. São momentos de relaxamento, de conscientização daquilo que ele pode fazer para melhorar sua vida e a vida do outro”, revelou.
A diretora do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol, destacou que a discussão e o entendimento sobre saúde mental pode auxiliar na superação de outros obstáculos presentes na sociedade. É muito importante fazer com que as pessoas possam falar um pouco mais e entender o que é a saúde mental e para propiciar o combate ao estigma e ao preconceito”, ressaltou.
“Hoje nós fizemos uma atividade de ginástica laboral, alongando o corpo, com o objetivo de propor uma qualidade de vida melhor aos servidores para diminuir o estresse do dia a dia. Geralmente, muitos profissionais trabalham mais a mente do que o corpo. Então, hoje estamos aqui com essas atividades que podem ser feitas antes e depois do trabalho”, afirmou Diulana Torres, profissional de Educação Física Bacharelado do Hospital Nina Rodrigues.
Ascom Seduc