Segundo dia da Semana Estadual da Juventude é marcado com debates sobre Oportunidades e Estatuto da Juventude

Encontro debateu oportunidade de emprego e o Estatuto da Juventude (Reprodução)

Um bate papo sobre “Oportunidades, Emprego e Renda” e um painel sobre “Estatuto e Sistema da Juventude” foram pautas nesta terça-feira (10), no segundo dia da Semana Estadual da Juventude, promovida pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), através das redes sociais.

Participaram do encontro a Marcelle Furtado, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); a Michele Frota, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL); e a Juliana Rodrigues, coordenadora do Sine São Luís. As convidadas abordaram o mundo do trabalho, oportunidades de emprego e estágio e também dicas de como ingressar e se profissionalizar no mercado.

Encerrando o dia, às 18h, aconteceu o painel “Estatuto e Sistema de Juventude: Conheça seus direitos”, que contou com a participação do subsecretário de Educação, Danilo Moreira; do vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejovem), Geldo Junior; do presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Marcus Barão; e da secretária de Juventude, Tatiana Pereira.

O diálogo resgatou as principais conquistas do movimento de juventude na garantia de direitos, como Estatuto da Juventude, que inseriu na constituição o jovem como sujeito de direitos e o Sistema Nacional de Juventude, que integra todos os entes responsáveis pelas políticas de juventude no Brasil.

Em sua fala, a secretária Tatiana Pereira destacou os avanços que o estado vem tendo com as políticas públicas a partir do Estatuto da Juventude, com a realização de programas e projetos que vem impactado diretamente da vida da juventude maranhense.

“No Maranhão, o Governo Flávio Dino tem priorizado a juventude em todas áreas das políticas públicas. Destaco o Programa Trabalho Jovem, que abriu novos postos de trabalho formal, estágio e cursos de capacitação para os nossos jovens. E já vemos como essas políticas vêm impactando diretamente a vida da juventude maranhense, abrindo oportunidades e também oportunizando vidas”, completou a secretária.