SEGURANÇA | Tribunal de Justiça do Maranhão adquire viaturas para reforçar segurança institucional

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) adquiriu três viaturas, com o objetivo de promover a segurança institucional de magistrados e membros do Judiciário, fortalecer a fiscalização de prédios e garantir o transporte de armas de fogo recolhidas de fóruns de todo o Estado.

Em ato simbólico, o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, entregou as chaves de uma das viaturas ao juiz Raimundo Bogéa (juiz auxiliar da Presidência, representando o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional, desembargador Raimundo Barros), na presença do desembargador José Jorge Figueiredo, representando o desembargador José Joaquim Figueiredo.

Para o presidente do TJMA, o uso das viaturas reforçam a garantia da segurança institucional na Justiça Estadual. “Isso propociona uma melhor estrutura e moderniza os serviços de segurança institucional aos magistrados e demais membros do Poder Judiciário, no sentido de garantir a logística necessária”, afirmou.

A aquisiçao das viaturas – medida planejada pela Comissão Permanente de Segurança Institucional – foi feita com verbas do Fundo Especial de Segurança dos Magistrados do Maranhão (Funseg), atendendo a recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o desembargador Raimundo Barros, as três viaturas representam o cumprimento de mais uma meta do Tribunal de Justiça do Maranhão no âmbito da segurança institucional. “As viaturas vão garantir um reforço importante para a segurança da Justiça como um todo, alcançando desde os magistrados aos oficiais de justiça, quando em cumprimento de mandados em áreas de risco”, explica.

SEGURANÇA INSTITUCIONAL

De acordo com dados disponibilizados pela Comissão Permanente de Segurança Institucional, desde o ano de 2014 não foram registrados mais furtos de armas de fogo nas dependências dos fóruns do Judiciário no Maranhão. Todas as armas são devidamente recolhidas dos prédios da Justiça estadual.

O desembargador Raimundo Barros informou que, atualmente, o Tribunal e todos os fóruns do Estado possuem sistema de vigilância, circuito de TV e controle de acesso das pessoas, bem como a instalação de aparelhos de detecção de metais nas áreas de ingresso aos prédios dos fóruns.

Também participaram do ato de entrega das viaturas, os juízes auxiliares da Presidência, Cristiano Simas e André Bogéa e o diretor de Segurança Institucional, tenente-coronel Alexandre Magno de Sousa.

Ascom TJMA