O Sindicato dos Servidores no Serviço Público Municipal de Codó (SINTSSERM), criticou nas redes sociais, a falta de concurso público para zeladores e vigilantes no município. Em nota o sindicato faz algumas indagações. Confira:
EMPRESA TERCEIRIZADA. “TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADES “
Codó, município maranhense com aproximadamente 130 mil habitantes e prestes a completar 123 anos de emancipação política nunca disponibilizou vagas em concurso público para vigilantes e zeladores! Cerca de 90% ou mais desses profissionais que atuam no município são terceirizados. Além da empresa responsável por esta terceirização no município apresentar origem duvidosa conforme já exposto pela imprensa local, toda responsabilidade por pagamento e/ou atraso dele e demais questões trabalhistas são atribuídas diretamente à empresa pelo município, porém fica aqui algumas indagações para reflexão:
● Como é feito o processo de escolha e seleção desses profissionais?
● Quem são os beneficiados politicamente pelo ingresso desses servidores na administração pública?
● Desta forma não se mantém viva a entrada no serviço público através da velha prática do apadrinhamento político que deveria já ter sido superada com a Constituição de 1988?
SINTSERM-CODÓ.